Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Festival Gastronômico

18º Festival Italiano de Nova Veneza: Danças típicas trazem o clima da alegria italiana

Após 15 anos de participações, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza já pode ser considerado como parte integrante do Festival Italiano de Nova Veneza


Expressivos em sua essência, os italianos não se comunicam apenas de palavras, mas também de expressões faciais, gestos e, especialmente , dança. A partir do século XIV, com o Renascimento, as danças começaram a ganhar destaque na Itália, tornando-se parte essencial das tradições folclóricas do país. A dança reflete muito sobre a cultura italiana, que valoriza a convivência à mesa e com a família. Marcada pelo ritmo e pela alegria, a dança, para os italianos, é uma forma de confraternizar e celebrar conquistas.
É por isso que a dança faz parte da programação do 18° Festival Italiano de Nova Veneza, agendado para os dias 6 a 9 de junho em Nova Veneza, Goiás. Após 15 anos de participações, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza já pode ser considerado como parte integrante do Festival Italiano de Nova Veneza.

Responsável por levar ao público a beleza e alegria das tradicionais danças italianas, o conjunto retorna mais uma vez neste ano, com novas coreografias para representar a alegria do povo italiano, os usos, costumes e tradições dos imigrantes daquele País.

Na noite desta sexta-feira, 7 de junho, aconteceu a primeira apresentação do grupo, que permanece na cidade até domingo, 9.
A noite contou também com Show do cantor Tony Angeli e banda, que aos 82 anos de idade e vivendo no Brasil desde 1964, Tony Angeli continua a encantar o público com as músicas de sua terra natal. Seus shows são marcados pela apresentação de grandes sucessos, como Roberta, All Di La, Dio Come Ti Amo, O Mio Senhore, Vollare, Sole Mio e Carusso, que fizeram história na era de ouro da música italiana. "Eu me considero um representante da música italiana no Brasil e estou muito animado por poder compartilhar o meu trabalho com o público do festival", diz Tony.
Outra atração da noite foi o Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Goiás. Formado por dois violinos, uma viola, um violoncelo e um contrabaixo, o grupo trará versões instrumentais de músicas populares, temas de filmes e peças clássicas conhecidas, proporcionando uma experiência musical diferente ao evento. A apresentação, que tem por duração cerca de 45 minutos.
Apresentações locais serão exibidas, a exemplo do coral das crianças da rede municipal de ensino. O coral é composto por 42 alunos de 6 a 10 anos da rede municipal de Nova Veneza ensaiaram intensamente para esta edição, sob a orientação da professora Iraides Pereira. O repertório inclui "Tintarella di Luna" e "Ci Vuole Un Fiore", com mais solos do que nas edições anteriores.
Mas o destaque vai para o Trio "Dolce a Canter", que neste ano, o trio leva ao Festival Italiano uma apresentação especial em homenagem à memória do avô, que muito lhe ensinou sobre a música italiana. O repertório inclui canções como "Con Te Partirò", de Andrea Bocelli, e "Strani Amori" , de Laura Pausini.

Como chegar à Nova Veneza

Situada aproximadamente 30 quilômetros de Goiânia e a 195 quilômetros de Brasília, a cidade possui quatro acessos.

De Goiânia, a opção é ir pela GO 462, que sai pela Avenida Eurico Viana, no setor Parque das Nações, passa pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, por Santo Antônio e chega direto à cidade. Por essa alternativa, são 28 quilômetros de distância.
Outra alternativa é seguir pela 070, rodovia que na capital pode ser acessada pela Avenida Anhanguera e chega a Inhumas. De lá, o trajeto para Nova Veneza se dá também pela GO 222 e a distância é ainda menor: 20 quilômetros.
Para quem vem de Anápolis, a indicação é a GO 222, que parte de Anápolis e segue até Nerópolis, sendo que o visitante deverá passar por dentro da cidade para acessar novamente a rodovia GO 222 até Nova Veneza. O trajeto tem 40 quilômetros é o indicado para quem vem de Brasília também.
Desde 2018, Nova Veneza ganhou uma nova alternativa de acesso com a pavimentação da antiga estrada Santa Bárbara, é a GO 420. Com 6,7 quilômetros, ela liga a cidade de Nova Veneza à GO-080, após a cidade de Nerópolis. Por este caminho, quem vem de Goiânia anda 37 quilômetros; de Anápolis, são 45 quilômetros.
Sobre o Festival
Com o tema "A casa d'Itália", em sua 18ª edição, o Festival Italiano de Nova Veneza existe desde 2003, quando surgiu para valorizar a história da cidade, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos. Hoje, cerca de 60% da população do município de Nova Veneza é formada por descendentes italianos. O evento neste ano será realizado de 6 a 9 de junho e deve receber mais de 120 mil pessoas nos quatro dias.

Além do resgate cultural, a iniciativa estimula também a economia local. Toda a cadeia produtiva da região é envolvida: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais do setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.

Com Informações da Comunicação Sem Fronteiras

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!