Apresentar as novas tecnologias disponíveis para as indústrias e criar um ambiente de conhecimento sobre a indústria 4.0. Ao mesmo tempo, reconhecer e premiar quem já está à frente deste processo, trazendo inovações em seus processos e produtos. Este é o objetivo do 1ª Expoind - Feira de Fornecedores de Tecnologias e Soluções para a Indústria de Goiás e do 1º Prêmio Fieg de Inovação, que acontecem de 9 a 11 de outubro no Centro de Convenções da PUC Goiás, no no Jardim Mariliza, em Goiânia. As duas iniciativas se conectam ao terceiro evento simultâneo que acontece no local, o 11ª edição do Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE), uma vez que as transformações da indústria favorecem a produtividade, passo essencial para a exportação.
Voltado para empresários, gestores, profissionais de diversas áreas de engenharia, da administração, da tecnologia da informação e para estudantes universitários, o evento é gratuito e aberto ao público, tanto para a visitação quanto para a participação nas várias palestras que serão realizadas - mas é necessário pelo inscrever-se pelo site Sympla. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas pelo evento, que terá quase 4 mil metros quadrados de área para visitação, mais de 70 expositores e 30 palestras. O evento está sendo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), com apoio do Sebrae Goiás e promoção da QG Business.
No dia da abertura do evento, às 18h30, o presidente em exercício da Fieg, André Rocha, dará uma coletiva trazendo mais detalhes sobre os três dias da feira. Ele estará acompanhado dos presidentes dos Conselhos Temáticos de Comércio Exterior (CTComex), William O'Dwyer; e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI), Luciano Lacerda. Está prevista ainda a participação, na coletiva, do diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, da palestrante convidada para a noite de abertura, a escritora, influenciadora e consultora Martha Gabriel, referência na América Latina nas áreas de negócios, tendências, inovação e é considerada atualmente uma das principais pensadoras digitais do Brasil.
ExpoInd
Dentro do propósito de trazer soluções para as principais dores das indústrias em Goiás, os 70 expositores da 1ª ExpoInd prometem trazer várias novidades tecnológicas, a maior parte voltadas para sistemas de automação. Uma das empresas expositoras irá trazer novidades como a última geração de braços robóticos, muito usados para os processos industriais de final de linha, quando o produto é embalado, empacotado (em caixas ou fardos) e paletizados, para distribuição. Os equipamentos que serão apresentados durante a feira usam conceitos tecnológicos como Machine Learning (máquinas que aprendem) e internet das coisas.
Outro destaque vai para as soluções voltadas para geração de energia sustentáveis, como painéis solares, geradores autônomos, planejamento tributário voltado para a redução de custos com energia. Uma das empresas expositoras promete inclusive trazer soluções para indústrias que queiram entrar ou que já estejam no ambiente de contratação livre (ACL) de energia elétrica.
A ExpoInd contará também com parcerias fortes, como da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL - Goiânia), que irá levar para a feira todo seu portfólio de serviços voltados para empresas, entre eles a Escola de Negócios, que oferece vários cursos de capacitação profissional; CDL Celular, SPC Brasil, Certificação Digital e vários outros. Outra parceria que também terá um espaço dentro da Feira é da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindleite-GO) e a Fieg, que promoverão durante a feira o Concurso de Produtos Lácteos do Centro-Oeste e a Mostra de Queijos Artesanais.
"Será possível também usar a parte externa do Centro de Convenções da PUC por aquelas empresas que precisarem de mais espaço para sua exposição. Haverá também uma praça de alimentação, com parceiros convidados pela Fieg e uma sala para profissionais da imprensa", explica Pollyanna Guimarães, executiva de Mercado da Fieg.
Arenas de conhecimento
A 1ª ExpoInd será também palco para a troca de conhecimento. Além da palestra magna de abertura com Martha Gabriel, nos dias 10 e 11, ocorrerão mais de 30 palestras com especialistas de diversas áreas de interesse dos empresários industriais. Foram montadas quatro arenas do conhecimento, cada uma com capacidade para receber 60 pessoas em cada palestra.
1º Prêmio Fieg de Inovação
Na noite do dia 10 de outubro, às 19h, serão revelados os vencedores do 1º Prêmio Fieg de Inovação, uma iniciativa do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Fieg, com o objetivo de reconhecer e incentivar projetos e esforços bem-sucedidos de inovação que contribuam para o desenvolvimento tecnológico da indústria em Goiás.
Ao todo, 40 projetos foram inscritos em quatro categorias: Inovação de Produto; Inovação de Processo; ?Inovação em Segurança do Trabalho, Educação e Capacitação; e Startups e Empreendedorismo. A banca examinadora é composta por representantes de instituições renomadas do ecossistema goiano de inovação, incluindo a Universidade Federal de Goiás (UFG), Sebrae, IEL, Secti, Hub Goiás, Senai e Hub Cerrado. Os projetos inscritos foram avaliados com base em critérios como originalidade, impacto econômico e social, viabilidade, escalabilidade e sustentabilidade.
11º Encontro Internacional de Comércio Exterior
É justamente com o propósito de desmistificar e estimulalr o processo de exportação e auxiliar indústrias goianas a conquistarem mercados internacionais que o Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE) chega a sua 11ª edição e será realizado simultaneamente à 1ª Expoind.
Neste ano, as rodadas de negócios são voltadas para indústrias goianas dos segmentos de alimentos e bebidas, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e indústria química. Já estão confirmadas as presenças de compradores da Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Peru, além de representações de embaixadas de sete países – Bélgica, ?Estados Unidos, Guiné, Macedônia, ?Congo, Timor Leste e ?Uzbequistão –, que trarão oportunidades para as indústrias goianas.
"Bem próximo ao local onde serão realizadas as rodadas, teremos um espaço dedicado às representações de embaixadas. A ideia é que esses representantes entrem em contato com industriais goianos para apresentarem oportunidades de negócios em seus países", pontua Pollyanna Guimarães.
A participação das indústrias goianas nas rodadas será gratuita e foi aberta, inclusive, à inscrição de empresas iniciantes no comércio exterior. As rodadas oferecerão mediador, intérprete e, ainda, a FIEG disponibilizará assessoria técnica para auxiliar no processo de exportação.
Com Informações da Comunicação Sem Fronteiras