O Secretário-Executivo do Ministério de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, visitou, na última quinta-feira (6), o trecho concessionado da BR-050 sob administração da Eco050 no Sul de Goiás e no Triângulo Mineiro. Na ocasião, Sampaio pôde acompanhar de perto as obras de duplicação executadas pela concessionária em Catalão-GO, além de participar do lançamento oficial da tecnologia Olivia, a cabine de autoatendimento do Grupo EcoRodovias implantada na praça de Araguari 2 (km 051+475) e Uberaba (km 104+900).
A agenda de visitas do secretário começou em Goiás, onde ele visitou as obras de duplicação da BR-050 no km 296, em Catalão. No local, estão previstas as entregas de 14,2 km, em setembro deste ano, e mais 4,8 km, com obra já em andamento, em meados de 2021. Os trabalhos integram a frente de duplicação de 218,5 km do trecho goiano da BR-050. Deste total, faltam apenas 20 km, que a Eco050 irá concluir até o ano que vem.
Já no período da tarde, Marcelo Sampaio participou da cerimônia de inauguração oficial da "Olivia", nome dado à tecnologia de autoatendimento adotada pela EcoRodovias. O evento foi realizado na praça de Araguari 2 e também contou com a presença de líderes da EcoRodovias, como diretor-superintendente da Eco050, Luis Salvador.
O Olivia é exclusivo para veículos leves (carros) e fica em uma cabine especial instalada no sentido Sul de cada praça (Araguari-Uberlândia e Uberlândia-Uberaba). Os pagamentos serão feitos apenas nos cartões de débito ou crédito, de todas as bandeiras.
Como vantagem, o autoatendimento traz conforto, além de otimizar tempo e planejamento de viagem para o motorista, já que exclui a necessidade de saque e manejo de cédulas de dinheiro antes e durante o trajeto.
Para utilizar o serviço, o motorista deve se dirigir à cabine de autoatendimento, que estará personalizada e indicada com placas nas praças. Assim que enxergar a mensagem no display, o usuário deve escolher entre pagar no crédito ou débito, inserir o cartão na máquina e digitar a senha. Caso preferir, também é possível pagar por aproximação. Após concluir a transação, o usuário deve retirar o comprovante e poderá seguir viagem.
A BR-050 é a segunda rodovia administrada pelo Grupo EcoRodovias a contar com sistema de autoatendimento, que já está disponível desde o ano passado na BR-277, no Paraná.