Os gestores Marcelo Paiva (Anhanguera) e Haroldo Calaça Coelho (Três Ranchos) participam da edição especial do Conecta Prefeitos, promovido pelo Governo de Goiás, por meio das Agências Goianas de Infraestrutura e Transporte (Goinfra) e de Habitação (Agehab), destinado aos 246 gestores municipais recém-eleitos e suas assessorias técnicas. O encontro tem por objetivo apresentar o portfólio de programas e serviços oferecidos pelas duas agências e fechar as parcerias mais adequadas a cada realidade municipal, estabelecendo um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo para todas as localidades goianas. O evento foi realizado no auditório da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), em Goiânia na mnhã desta segunda-feira (18/11).
O Programa Pra Ter Onde Morar é a espinha dorsal que baliza a ação da Agehab em todo estado, oferecendo aos municípios quatro eixos de atuação na área habitacional: Construção (Casas a Custo Zero), Aluguel Social, Crédito Parceria e Escritura. O programa Casas a Custo Zero, inédito em todo Brasil, prevê a construção de moradias, que são entregues sem custo algum, para famílias mais vulneráveis, que não podem fazer um financiamento imobiliário e com renda de até 1 salário mínimo. O programa funciona em parceria com as prefeituras, que devem se cadastrar na plataforma digital Conecta Prefeitos com a oferta de áreas regularizadas para a construção das moradias. Todo o processo pode ser feito com o apoio da equipe técnica da Agência.
O Aluguel Social foi criado para reduzir o impacto desta despesa específica no orçamento doméstico, também destinado a um público com perfil de vulnerabilidade financeira ou social, concedendo ao beneficiário um auxílio financeiro mensal de R$ 350 por 18 meses. No eixo Crédito Parceria, o Governo de Goiás oferece um subsídio de R$ 47,4 mil por unidade habitacional, facilitando o financiamento do imóvel para famílias com renda de até 3 salários mínimos. Este montante pode ser usado para cobrir a entrada ou diminuir as prestações do beneficiário.
Já no quesito da regularização fundiária urbana, a Agehab atua com entrega de escrituras de imóveis construídos em áreas públicas por meio de convênios estabelecidos com as prefeituras. De acordo com o presidente da Agência, Alexandre Baldy, a rodada de negócios será uma oportunidade ímpar para consolidar parcerias com os novos gestores. "O prefeito, ao tomar conhecimento, de maneira detalhada, sobre cada um dos nossos programas, vai poder iniciar a sua gestão com foco em objetivos claros e otimizar todos os esforços para melhorar a vida das famílias mais vulneráveis da sua cidade. Todos ganham", enfatiza Baldy.
O Programa Goiás em Movimento, da Goinfra, que se divide em duas vertentes – Eixo Municípios e Patrulhas Mecânicas Regionais – oferece às prefeituras suporte com a execução de obras e serviços de infraestrutura municipal, como conservação de vias urbanas, drenagem, sinalização, revestimento primário e manutenção de estradas vicinais não pavimentadas.
Segundo Pedro Sales, titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e presidente da Goinfra, quase todas as cidades goianas já foram atendidas uma ou mais vezes pelos dois programas. "As frentes de serviço da Goinfra não param e estão espalhadas em todas as regiões do Estado. O contato direto com os prefeitos vai agilizar o diagnóstico de cada situação, agilizando o planejamento e execução das obras".
Para os gestores da região sudeste, Marcelo Paiva (Anhanguera) e Haroldo Calaça Coelho (Três Ranchos), traz amplo conhecimento de como será disponibilizado os programas, serviços e convênios da Agehab e Goinfra, durante o mandato 2025/2028.