A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Goiandira, Clarice Inácio Pereira, declarou aberta a sessão ordinária realizada no dia 2 de dezembro, que trouxe debates e aprovações relevantes para o município, com destaque para iniciativas voltadas à acessibilidade e organização administrativa.
O vereador Professor Romes Antônio da Silva apresentou um projeto de lei que denomina a rampa de acesso à Câmara Municipal, Prefeitura, Conselho Tutelar e Ministério Público como Rampa Mirabel Divina Porfírio, em homenagem à "Mirinha". Romes ressaltou a importância da rampa, que substituiu antigas escadas, garantindo acesso a quatro prédios públicos essenciais. Ele lembrou casos em que pessoas precisaram ser carregadas para acessar os locais, incluindo sua própria mãe.
Ainda na sessão, outro projeto de autoria do vereador Romes foi aprovado, solicitando a construção de rampas de acesso na entrada frontal da Prefeitura e em outros prédios municipais, como o ginásio de esportes.
O projeto recebeu o apoio do vereador Pedro Gilberto dos Santos, que destacou o respeito que sente pela família de Mirinha, com quem conviveu por muitos anos. Pedro Gilberto também enfatizou a importância de melhorias contínuas na acessibilidade em Goiandira, pontuando a necessidade de um planejamento mais amplo para adequar outros espaços públicos.
O vereador Pedro Augusto da Silveira - o popular Pedro Zoim trouxe à discussão a importância da transição de governo, mesmo com a permanência da mesma gestão, para assegurar um levantamento detalhado dos bens públicos, como computadores, veículos e máquinas. Segundo ele, esse processo é essencial para garantir a transparência e organização, considerando a mudança de ocupantes em diversos cargos no próximo mandato.
Na sessão, também foi aprovada, em segunda votação, a emenda ao Regimento Interno da Câmara que altera o horário da posse dos eleitos, passando de 9h para 19h, dia 1º de janeiro. A mudança busca facilitar a participação da comunidade.
Importante destacar que todas as propostas apresentadas pelos parlamentares foram aprovadas por unanimidade.