O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, prestigiou neste domingo (12/01) a abertura da 1ª Copa Comunitária Observatório de Futebol, disputada no Centro Olímpico de Aparecida. Ao lado da primeira-dama, Lana Bezerra, e do vice-prefeito, João Campos, Vilela conferiu a apresentação dos atletas que irão formar as categorias de base do Planalto Esporte Clube, o mais novo time de futebol da cidade.
Entre as autoridades e convidados presentes estavam também o ex-prefeito Gustavo Mendanha; a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; o secretário de Articulação Política, Vanilson Bueno; o vereador Rogério Almeida; e a ex-jogadora de futebol feminino Michael Jackson. A ex-atleta passou pela Seleção Brasileira e por clubes do país, e hoje é diretora de Promoção do Futebol Feminino do Ministério dos Esportes.
"Além dessa ação social, que contribui com essas crianças, jovens e adolescentes na iniciativa esportiva, nós queremos também, em breve, retomar as atividades esportivas aqui no Centro Olímpico e estimular ainda mais os jovens e crianças aparecidenses para que eles venham para as nossas escolinhas, principalmente, com o Planalto Esporte Clube, que estará aí, daqui a pouco, por toda a cidade de Aparecida. O esporte muda a vida das pessoas e das famílias, gera oportunidades, ensina valores fundamentais e molda cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade", comentou o prefeito Vilela.
Breno Cardoso, CEO do Planalto, explicou que "esse é o objetivo do Planalto Esporte Clube, fazer com que o futebol volte à sua essência. Por isso, os times receberam o nome de atributos do futebol, como: ousadia, ginga e alegria".
A secretária Mayara Mendanha parabenizou a Central Única das Favelas (Cufa), organizadora do evento, pela iniciativa da Copa Comunitária. O torneio desempenha um papel também social, com arrecadação de alimentos que serão doados à Assistência Social de Aparecida.
"Eu sou admiradora do trabalho da Cufa, principalmente, pelo trabalho social que ela faz tanto no esporte quanto no acompanhamento familiar, de fortalecer os vínculos das famílias. E esses alimentos arrecadados virão num momento muito oportuno, em que o nosso município atravessa uma grave crise financeira, causada por dívidas deixadas pela gestão anterior que agora passam de R$ 420 milhões, afetando também a assistência a famílias da nossa cidade em situação de vulnerabilidade social", lembrou Mayara.
Após a abertura oficial, os treinadores e observadores definiram as equipes, e a bola rolou nas sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Os jogos ocorrerão durante toda esta semana, inclusive, com a presença do futebol feminino. As finais serão realizadas no sábado (18). Quem chegar à decisão, terá mais tempo para mostrar o seu potencial aos avaliadore
Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Aparecida de Goiânia