A eureciclo, negócio de impacto socioambiental que, junto às empresas e sociedade, estrutura a cadeia de resíduos e transforma a vida das pessoas, trabalha junto às organizações de catadores e operadores de reciclagem em Caldas Novas (Goiás), que foi realizada ações para aumento da captação das embalagens pós-consumo de vidro, desviando essas embalagens de serem descartadas em aterros e lixões.
Em parceria, foram realizadas conexões com os estabelecimentos para segregação e coleta dedicada do vidro, tracionando assim uma rota que possibilita a estruturação da cadeia de reciclagem desse material na região. O operador tinha uma produção de 8 toneladas de vidro ao mês e com essa parceria cresceu para 40, com potencial de crescimento já mapeado para novas ações. Para o vidro é muito importante uma rota dedicada de coleta, pois o volume e qualidade são fatores fundamentais para a sustentabilidade dessa operação, que é super sensível.
O projeto, neste verão, estima retirar mais de 300 toneladas de vidro, considerando o período de dezembro até março, sendo que 60 foram retiradas em janeiro. A parceria ainda possibilita geração de emprego e renda para dezenas de catadores e suas famílias; até o momento, considerando o período de abril até dezembro de 2024, 254 toneladas de vidro foram retiradas da região. Antes dessa parceria, os vidros eram enviados para aterros, agora o vidro se transforma em renda para os trabalhadores e em matéria prima para novos materiais.
Embora com potencial altamente reciclável, o vidro enfrenta a dificuldade logística e tem baixo valor para a comercialização, o que faz com que catadores deixem de recolher o material, que acaba sendo descartado de forma inadequada em aterros e lixões. Sustentabilidade, aumento da capacidade de reciclagem e geração de emprego e renda são as principais vantagens das parcerias.
Com Informações da InPress Porter Novelli