Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Turismo

Três Ranchos libera parte das atividades de turismo


Panorâmica da cidade de Tres Ranchos (Arquivo / Vinicius Martins e Sdnews)

Na tarde da última sexta-feira (22), o prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa (Cidadania) usou suas redes sociais para fazer o comunicado sobre as flexibilizações no decreto municipal no combate a pandemia do novo coronavírus.


Deleon destacou que as medidas que foram tomadas para flexibilizar a área de turismo com alugueis de casas, de veraneio, pousadas e hotéis: "Todas as decisões que tomamos, devem ter um fundamento e, principalmente, temos que ser transparente com relação aos motivos pelos quais nos fizeram tomar certas decisões. Com relação à reabertura da atividade econômica de locação de casas de veraneio, liberação de pousadas, elas são fundamentadas em, não mais privar um setor econômico que é um dos mais importantes do nosso município. E levando em consideração que, os que atuam nessa área, já estão há mais de cinco meses sem praticar suas atividades".

Prainha durante o Torneio de Pesca Esportiva (Arquivo Vinicius Martins/Sdnews)

Como o país e o mundo ainda enfrenta a pandemia, o prefeito ressalta que caminhos de alternância devem ser construídos com moderação e muita cautela: "Infelizmente vamos ter que aprender a conviver com essa doença. Não temos data de quando essa pandemia irá passar, de quando iremos ter uma vacina eficiente na prevenção, ou uma medicação adequada para o tratamento e cura. Enfim, enquanto isso não acontece, não podemos deixar um setor todo sem trabalhar, sem renda, sem recursos, têm muitas pessoas, famílias que dependem do aluguel de casas, assim como tantas que dependem do trabalho que executam nessas casas, como a parte de limpeza, tratamento de piscinas, jardinagem, como vários outros serviços. Sabemos que muitas pessoas que atuam nessa área, estão próximas de decretar falência. Não podemos deixar um setor desses desprotegido por tanto tempo".

Prainha em momento do Carnvala 2020 (Arquivo / Sdnews)

Mas segundo ele, ainda existe a insegurança quanto aos rumos futuros, por isso a atenção: "Nossa preocupação, como a maioria das pessoas, é muito grande com relação à pandemia ao novo coronavírus, afinal, a saúde é a primeira opção. No entanto, fizemos todo o possível desde o primeiro momento que se falou nessa doença. Tomamos todas as medidas, fechamos as portas da cidade, criamos o grupo de combate, orientamos as pessoas, demos suporte as famílias, tomamos todos os cuidados necessários. Essa flexibilização não se trata de que, a cidade vai liberar para todo mundo vir para Três Ranchos para fazer festas, para se fazer farras, não é isso. Pelo contrário, os contratos de aluguéis foram liberados com restrições, assim como liberamos o comércio para funcionar, sendo monitorado e cobrado os cumprimentos das determinações".

Hugo Deleon, prefeito de Tres Ranchos (Arquivo Sdnews)

No entanto, a preocupação é eminente e os motivos inerentes a liberação são colocados pelo jovem gestor: "Estamos liberando para fomentar, economicamente, esses setores, mas as restrições foram colocadas. Casas e hotéis terão regras a serem seguidas. Os proprietários deverão ter que assinar um termo de responsabilidade e que não vão deixar acontecer festas, aniversários, casamentos, ou nenhum evento dessa natureza. Liberamos a atividade comercial para essa categoria possa sobreviver. Os alugueis serão permitidos conforme as acomodações das casas, dos condomínios e hotéis, de acordo com o número de quartos, com o número de leitos disponíveis.


E ressaltou: "Vamos continuar a fiscalização todo final de semana. Estamos atuando com o meio ambiente, juntamente com a polícia militar e vigilância sanitária. Temos feito notificações, multas em casas, pousadas. Festas ainda continuam proibidas, assim como algazarras e coisas do tipo. Os telefones são os mesmos para denunciar aos órgãos responsáveis e, peço que, onde vocês souberem que tiver acontecendo alguma aglomeração, que denuncie".


O prefeito foi enfático ao afirmar que, caso a flexibilização traga complicações para a situação da pandemia a cidade, a flexibilização poderá ser retirada: "Liberamos, mas se acaso tiver um descontrole agravar a situação na cidade, poderemos rever essa decisão a qualquer momento. Poderemos voltar a fechar esse setor. Como acredito nas pessoas, acredito que, para que isso aconteça, vão tomar os cuidados. Aqueles que não tomarem os cuidados estão sujeitos a multas e poderão ter seus imóveis impedidos de ser alugados".


E finalizou, ressaltando sobre a importância de continuar com os cuidados: Peço a todos que continuem com os cuidados redobrados da higienização das mãos, o uso de máscaras, o maior tempo possível, sempre sair de casa. E fiquem em casa o máximo possível. E vamos dar uma chance para o setor de aluguel de casa por setor hoteleiro para essa atividade econômica poder sobreviver. "Mas, se fugir do controle, vamos retroagir a decisão".

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!