Na última terça-feira, 11/3, o deputado estadual Jamil Calife (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei que declara a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, realizada anualmente em setembro no municÃpio de Goiandira, como Patrimônio Cultural Imaterial goiano. Além disso, o projeto propõe a inclusão do evento no Calendário CÃvico, Cultural e TurÃstico do Estado de Goiás.
A festa, que ocorre há décadas, é um dos mais importantes eventos culturais e religiosos da Região Sudeste de Goiás. Reunindo fiéis, devotos e turistas para celebrar com missas, procissões, danças e apresentações tradicionais e diversas manifestações artÃsticas. Entre os momentos mais marcantes, está a participação dos "Ternos das Congadas", que percorrem as ruas da cidade com suas vestimentas coloridas, músicas e coreografias, reforçando a identidade cultural da comunidade.
Jamil Calife destacou a relevância do reconhecimento da festa como patrimônio cultural para a valorização das tradições populares e o fortalecimento da identidade goiana. "Nosso objetivo é preservar essa manifestação histórica, que, há gerações, reforça a fé e a cultura do nosso povo. Com esse reconhecimento, garantimos a continuidade desse legado para as futuras gerações", afirmou o deputado.
A declaração de patrimônio imaterial reforça a importância da colaboração entre poder público e comunidades na preservação cultural, conforme preconizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e ArtÃstico Nacional (Iphan). O projeto de lei agora segue para tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás, onde será avaliado pelas comissões antes de ser votado pelo Plenário.
Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás