Na última terça-feira, 11/3, o deputado estadual Jamil Calife (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei que declara a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, realizada anualmente em setembro no municÃpio de Goiandira, como Patrimônio Cultural Imaterial goiano. Além disso, o projeto propõe a inclusão do evento no Calendário CÃvico, Cultural e TurÃstico do Estado de Goiás.
A festa, que ocorre há décadas, é um dos mais importantes eventos culturais e religiosos da Região Sudeste de Goiás. Reunindo fiéis, devotos e turistas para celebrar com missas, procissões, danças e apresentações tradicionais e diversas manifestações artÃsticas. Entre os momentos mais marcantes, está a participação dos "Ternos das Congadas", que percorrem as ruas da cidade com suas vestimentas coloridas, músicas e coreografias, reforçando a identidade cultural da comunidade.
Jamil Calife destacou a relevância do reconhecimento da festa como patrimônio cultural para a valorização das tradições populares e o fortalecimento da identidade goiana. "Nosso objetivo é preservar essa manifestação histórica, que, há gerações, reforça a fé e a cultura do nosso povo. Com esse reconhecimento, garantimos a continuidade desse legado para as futuras gerações", afirmou o deputado.
A declaração de patrimônio imaterial reforça a importância da colaboração entre poder público e comunidades na preservação cultural, conforme preconizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e ArtÃstico Nacional (Iphan). O projeto de lei agora segue para tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás, onde será avaliado pelas comissões antes de ser votado pelo Plenário.
Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás