Prefeita em exercício de Goiânia, Coronel Cláudia Lira participou da inauguração do Espaço Dom Justino na Santa Casa de Goiânia
A prefeita em exercício de Goiânia, Coronel Cláudia Lira, participou, na manhã da última quinta-feira (10/4), da inauguração do Espaço Dom Justino de Medeiros Silva, na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. A unidade de saúde é o hospital-escola do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e atende prioritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). "Para nós, da Prefeitura de Goiânia, é uma alegria muito grande estar aqui, porque a história da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia se confunde com a própria história do município", afirmou.
Coronel Cláudia observou que o espaço inaugurado, que homenageia o arcebispo de Goiânia, servirá para muitas atividades voltadas à educação, à troca de experiências, à formação, à capacitação e à aprendizagem. "Educação transformadora, educação que transforma vidas. Em parceria com a saúde, neste espaço temos a capacitação, mas também tivemos a inauguração de um espaço voltado para cuidar do bem maior que nós temos em qualquer instituição, que são as pessoas", disse a prefeita, acrescentando que a Santa Casa cuida dos pacientes de forma diferenciada.
"São muitos os desafios, com certeza, e a Santa Casa, ao longo desses 88 anos, tem enfrentado e sempre se manteve firme, sempre se manteve em pé, buscando toda e qualquer parceria para que pudesse atender mais e mais pessoas em situação de necessidade", afirmou a Coronel Cláudia. "Gostaria de aproveitar esse momento tão maravilhoso para reafirmar a nossa parceria, da Prefeitura de Goiânia. Trazemos um abraço do nosso prefeito Sandro Mabel, que tem realmente um carinho muito especial por essa instituição."
A reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, pontuou que o convênio com a Santa Casa é muito importante para a instituição. "Essa parceria tem, cada vez mais, se firmado como um lugar privilegiado da formação dos nossos estudantes de vários cursos da área da saúde. Não é só da Medicina, mas também temos aqui em torno de 600 estagiários a cada semestre nas diversas áreas: Medicina, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem", explicou a reitora. "A Santa Casa é aquilo que a gente sempre diz: um coração misericordioso que acolhe milhares de pessoas todo mês, que não encontram, muitas vezes, leitos disponíveis na rede pública."
O homenageado, Dom João Justino, lembrou que está em Goiânia há três anos e tem acompanhado de perto o trabalho da Santa Casa. "Vejo que é um desafio enorme a manutenção de um hospital desse porte, em que mais de 95% dos serviços são via SUS, logo, são todos recursos públicos. Com fé em Deus, desejamos que a Santa Casa possa sempre cumprir sua missão", disse o religioso.
A superintendente-geral da Santa Casa, Irani Ribeiro, agradeceu a parceria com a PUC Goiás, afirmando que a reforma feita no espaço é muito significativa para todos os colaboradores da Santa Casa, alunos da PUC e pacientes atendidos. "As chuvas estragaram muito esse nosso setor, e só foi possível reparar com essa parceria, fundamental para que nós recuperássemos uma área importantíssima ao ensino", concluiu.
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia