O profissional do setor de transportes é fundamental para o abastecimento e a manutenção da economia do País e, por conta disso, não pôde parar suas atividades mesmo com a eclosão da pandemia do novo coronavírus. Ciente dessa realidade e do momento delicado ocasionado pela Covid-19, a Eco050 realizou, desde o começo da pandemia, diversas ações para ampliar a rede de apoio e de informação ao caminhoneiro que trafega pela BR-050.
A primeira iniciativa aconteceu entre os meses de março e agosto, nos Pontos de Apoio Avançado ao Caminhoneiro montados pela concessionária no km 161, em Uberaba-MG, e no km 286, em Catalão-GO. Mais de 24 mil motoristas foram atendidos por profissionais da equipe médica da concessionária, que realizaram procedimentos de saúde – como aferição de temperatura e pressão – e deram orientações sobre o coronavírus, como por exemplo, as formas de contágio e de prevenção, os principais sintomas da doenças e as melhores maneiras de higienizar o veículo para fazer uma viagem segura.
Nos Pontos de Apoio, também foram distribuídos aos caminhoneiros mais de 74 mil itens, entre 23 mil kits de alimentação, 22 mil recipientes de álcool em gel, e 22 mil luvas, além de máscaras e tags para as pistas automáticas das praças de pedágio, medida que seguiu a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o incentivo ao pagamento eletrônico a fim de reduzir a interação entre usuários e colaboradores e, dessa forma, coibir a propagação do vírus. "A campanha superou nossas expectativas. Muitos caminhoneiros ficaram satisfeitos com as tratativas tomadas pela Eco050, tanto que conquistamos de nota 8 a 10 em 99% das avaliações feitas pelos motoristas atendidos", disse o coordenador de tráfego da concessionária, Bruno Araújo Silva.
CARRETA TEXACO
A segunda iniciativa de apoio foi realizada no último mês, no km 286 da BR-050, em Catalão, e no km 86, em Uberlândia, por meio de uma parceria com a Texaco Lubrificantes, que disponibilizou sua Carreta Texaco para promover orientações para a prevenção à Covid-19 e para a reeducação do convívio social em meio à pandemia. Durante os quatro dias da ação também foram realizadas distribuição de kits de higiene e de alimentos, com mais de 400 motoristas atendidos.
ATENDIMENTOS DIÁRIOS
Diariamente, os motoristas que trafegam pela BR-050 podem encontrar informações sobre o combate à Covid-19 também nos nove postos do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) distribuídos ao longo da via. Os SAUs contam com abastecimento de água, banheiro, fraldário e serviço de informações.
Os usuários também podem obter informações atualizadas sobre as condições de tráfego e postos de serviços em funcionamento no trecho por meio do Twitter @eco050, site https://www.eco050.com.br/ ou pelo 0800 940 0700.
Eco 50