CMOC BRASIL

Sistema de autoatendimento Olivia cresce 73% em 3 meses na BR-050

Cabines disponíveis nas praças de Araguari 2 (km 051+475) e Uberaba (km 104+900) já fizeram 34 mil transações

Por Redação em 27/11/2020 às 17:07:52
(Reprodução)

(Reprodução)

Ela chegou para ajudar e, a cada dia que passa, tem demonstrado como pode facilitar a vida de motoristas que passam pelas praças de Uberaba (km 104+900) e Araguari 2 (km 051+475), no trecho mineiro da BR-050 administrado pela Eco050. A Olivia, como é chamada a tecnologia de autoatendimento do Grupo EcoRodovias, completou 3 meses de operação em outubro com crescimento de 73% na adesão dos usuários, que contam com mais conforto e comodidade para seguirem viagem.

Inaugurado no dia 6 de agosto, a Olivia é exclusiva para veículos leves (carros e motos). O sistema funciona em uma cabine especial instalada no sentido Sul de cada praça e recebe pagamentos nos cartões de débito ou crédito, de todas as bandeiras.

Como vantagem, além do conforto, o autoatendimento otimiza tempo e planejamento de viagem para o motorista, já que exclui a necessidade de saque e manejo de cédulas de dinheiro antes e durante o trajeto. Para os operadores da praça, o sistema também traz benefícios, na medida em que agiliza o fluxo de veículos e facilita as transações.

E os benefícios têm sido demonstrados conforme aumentam as adesões ao sistema. De agosto a outubro, por exemplo, foram mais de 34 mil transações realizadas pela Olivia, se somadas as duas praças. O salto mais significativo foi registrado na praça de Uberaba, onde a utilização da cabine quase triplicou em três meses. Foram 2.721 operações realizadas em agosto, e 7.983, em outubro.

Para o Gerente de Atendimento ao Usuário da Eco050, Igor Barros, os números mostram que a Olivia consegue atender a uma demanda existente nas rodovias do país. "O motorista pode contar com uma experiência adicional, com muito mais conforto e segurança, ainda mais quando se pensa neste cenário da pandemia do novo coronavírus. Com a Olivia, você reduz uma eventual exposição do usuário a agentes externos e elimina o manuseio de cédulas", diz.

Para ampliar a oferta do serviço, a Eco050 planeja instalar mais quatro novas cabines de autoatendimento em suas praças no próximo ano. Duas delas serão implementadas na praça de Uberaba e Araguari 2, nos sentidos opostos às cabines já existentes, enquanto outras duas serão instaladas em Delta-MG. "Esse planejamento vem para atender a uma demanda do próprio usuário, que tem nos procurado para relatar satisfação com o serviço e solicitar a ampliação da oferta de cabines", afirma Barros.

FÁCIL DE USAR

Para utilizar o serviço, o motorista deve se dirigir à cabine de autoatendimento, que está personalizada e indicada com placas nas praças. Assim que enxergar a mensagem no display, o usuário deve escolher entre pagar no crédito ou débito, inserir o cartão na máquina e digitar a senha. Caso preferir, também é possível pagar por aproximação. Após concluir a transação, o usuário deve retirar o comprovante e seguir viagem.

O sistema Olívia possui linguagem simples e didática para melhor compreensão de todos, mas a concessionária também afixou material informativo nas cabines para auxiliar o motorista durante a transação.

MAIS FORMAS DE PAGAMENTO

O motorista que trafegar pelos 436,6 km de concessão da BR-050, que interligam Delta-MG a Cristalina-GO, conta com três opções de pagamento de tarifas em todas as seis praças de pedágio da Eco050.

Nas cabines manuais, com atendimento feito por arrecadadores, é possível utilizar dinheiro ou fazer pagamento eletrônico por meio de cartões de crédito ou débito, de todas as bandeiras, inclusive pela tecnologia de aproximação, ou NFC, em que não é necessário digitar senhas.

Já nas pistas automáticas, a tarifa é debitada com o uso de tags, o que elimina a necessidade de parada para efetuar a transação. As operadoras aceitas são Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Taggy.

Comunicar erro
CMOC BRASIL
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Comentários

camara de ouvidor gif 3