Como acontece todo o início de legislatura, a eleição da Presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Catalão está se movimentando, desde do fechamento das urnas do pleito de 15 de novembro. Para a escolha da nova mesa diretiva biênio 2021/2022 muitas articulações já começaram e estão sendo articuladas a todo vapor.
De um lado o advogado e vereador Jair Humberto da Silva (PROS) saiu na frente e não escondeu de ninguém, o seu desejo em ser o presidente e começou as articulações. Desde da primeira semana pós-eleição, Jair Humberto que entrará no seu quarto terceiro vem fazendo uma grande movimentação e publicou em seu perfil fotos dizendo ter o apoio de dez vereadores sendo oito de situação: Marciel Mesquita - Tudo Caipira, Deusmar Barbosa da Rocha – ambos do DEM, Higor Bueno e Marciel Batalha seus colegas do PROS, Vandeval Florisbelo e Sargento Anísio Pereira do Podemos, Cleuber Vaz (PSC) , dois de oposição: Cláudio Lima (MDB) e Kaká Lúcio (REP). E na noite desta segunda (30/11), houve um jantar com os parlamentares e respectivos representantes para selar este acordo de união em prol da formação da eleição da Mesa de Diretora da Câmara Municipal de Catalão.
Em um vídeo institucional, veiculado via WhatsApp cada parlamentar presente a reunião comprometeu e avalizou o projeto Jair Humberto presidente.
Articulações acontecem, parlamentares que apoiam o projeto do vereador Gilmar Antônio Neto (Pode), que também pleiteia a vaga, ao ver a firma que o jogo estaria sendo jogado, começou uma nova estratégia, segundo seus aliados. Mas de forma mais discreta, reuniu na noite da última quinta-feira (27), com os vereadores da base: Luiz Pamonheiro (Pode), Rodrigo Carvalho -Rodrigão (Pode), Idelvan da Saúde e Ricardo Alisson - ambos do PSC da oposição: Helson Barbosa - Caçula (MDB) e Rosângela do Diabéticos (PSDB). E dois dos vereadores presentes que apoiam Gilmar disseram que ele já abdicou muito e que desta vez tinha que lutar pelo espaço.