O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), poderá ser transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) comum ainda nesta quarta-feira (2/12) ou nos próximos dias. A notícia foi dada pela equipe médica ao filho do político, Daniel Vilela, após confirmação, na noite de segunda-feira, de que Maguito não está mais infectado pelo novo coronavírus.
"Vamos seguir em oração pela restauração da saúde do nosso prefeito eleito Maguito Vilela e por todos que estão enfrentando a doença. Ele não tem mais a presença do coronavírus, conforme testes realizados, e segue em tratamento para tratar da inflamação causada pela Covid-19", informou, na manhã desta terça-feira a assessoria de Maguito Vilela, por meio das redes sociais.
Daniel Vilela, presidente do MDB em Goiás e filho do prefeito eleito, Maguito Vilela, afirmou que o pai já não precisa dos cuidados específicos para o tratamento contra a covid-19 e poderá ser transferido nesta quarta-feira para uma UTI comum, para continuar o tratamento dos efeitos causados pelo vírus.
"A troca de UTI deve ser feita no dia de hoje. Os médicos já me comunicaram aqui agora pela manhã. Estão aguardando a liberação de um leito na UTI de não Covid e provavelmente isso deve acontecer no dia de hoje", disse Daniel Vilela em entrevista à Rádio CBN/Goiânia.
O filho do político, que está em São Paulo e deve retornar para Goiânia na tarde desta quarta-feira, disse ainda que a equipe médica poderá em breve fazer a retirada do ECMO, que é oxigenação por membrana extracorpórea, em que uma máquina bombeia e oxigena o sangue do paciente fora do corpo, permitindo com que coração e pulmões descansem.
"Ele está a poucos passos de fazer a retirada desse equipamento [ECMO]. Agora, os médicos sempre procuram ter o máximo possível de segurança para que, quando retire esse suporte, ele possa estar completamente capaz de seguir com as funções do pulmão. Então isso está sendo avaliado a cada momento e é possível, sim, que nos próximos dias isso já aconteça", completou Daniel.
Maguito Vilela, de 71 anos de idade, encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 27 de outubro para tratamento da Covid-19. No dia 30 de outubro, a equipe médica responsável decidiu pela intubação pelo quadro de insuficiência respiratória.
Segundo o último boletim médico, divulgado ontem (01/12), o político ainda faz uso de traqueostomia para ajudar na respiração, ligado a máquina de ventilação mecânica (ECMO) para oxigenar o sangue e submetido a hemodiálise. Maguito apresenta estabilidade hemodinâmica, em condições de manter a pressão arterial sem uso de remédios.
Portal Notícias Goiás