Na manha desta quinta-feira, 10, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio) promoveu uma série de homenagens ao prefeito de Goiânia, Íris Rezende, no Sesc Cidadania. Ao final de seu mandato, o político encerra sua história de 62 anos no Poder Público.
O governador Ronaldo Caiado compareceu à cerimônia e afirmou: "A transferência da Capital foi feita por Pedro Ludovico, mas quem construiu Goiânia foi Iris Rezende", destacando a participação histórica relevante de Íris. O governador também apontou o companheiro político como um grande realizador de obras em Goiás.
O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi Carneiro, foi além, ao afirmar que "as histórias do Estado e de Goiânia se dividem entre antes e depois de Iris". Carneiro destacou que é impossível listar todos os feitos do prefeito de Goiânia ao longo dessas seis décadas. "Fizemos uma programação extensa, mas ainda assim reconhecemos ser incapazes de dar conta da dimensão do que Iris representa para Goiás", disse.
Exposição Permanente
Outra ação que marcou a manhã de homenagens foi a abertura da Exposição Permanente sobre a Trajetória Política e Administrativa de Iris. O acervo conta com revistas, livros, medalhas e outros diversos itens históricos, para ilustrar a trajetória do político ao longo dos anos.
Segundo o diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim, com a exposição, todas as pessoas que frequentam o local poderão conhecer a história de Goiânia por meio da história do prefeito.
Lançamento de livro
Nas páginas também pode ser encontrada a íntegra dos discursos de Iris nas posses do primeiro e do último mandato como prefeito de Goiânia, em 31 janeiro de 1966 e 1º de janeiro de 2017, respectivamente.
Jornal Opção