"Quero dizer para todos os companheiros que o senhor tem um olhar especial. Coisa que não aconteceu em 20 anos, graças a Deus, em dois já aconteceu", disse o prefeito eleito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, ao governador Ronaldo Caiado. O reconhecimento foi demonstrado em reunião por videoconferência, realizada nesta última terça-feira (22/12), para anunciar o repasse de R$ 140 milhões para os Fundos Municipais de Saúde. Todos os 246 municípios goianos serão contemplados.
"Sou companheiro do senhor, governador. Temos que agradecer todo o empenho do governo, da primeira-dama [Gracinha Caiado] e dos companheiros que têm olhado por nós", afirmou Vilmar, reconhecido como o único quilombola no país a conquistar o Executivo municipal nas eleições 2020.
O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, que foi reeleito, chamou o repasse de "presente". "Quero cumprimentar o governador por esse presente de Natal a todos os prefeitos. Desde 2019 o senhor tem cumprido constitucionalmente todos os repasses", apontou. Da mesma forma, o prefeito eleito de Silvânia, Geraldo Luiz Santana, agradeceu a destinação dos recursos. "Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho excepcional frente à pandemia. A população de Silvânia agradece ao senhor por esse presente de Natal que o senhor nos deu".
Os R$ 140 milhões serão destinados para custeio de ações e serviços nas Redes de Atenção à Saúde das cidades goianas, como atenção primária à saúde, assistência ambulatorial e hospitalar. O montante supera a contrapartida constitucional dos últimos quatro anos. A medida é vista pelo prefeito eleito de Itumbiara, Dione da Famóveis, como carinho para com os goianos. "Nosso governador, mais uma vez, traz para nós um ano novo de muitas felicidades. Ele tem cuidado do nosso Estado de uma maneira muito carinhosa", afirmou.
Os prefeitos de Campinaçu, Douglas Adyel Ribeiro de Faria, e de Aragarças, Ricardo Galvão, também manifestaram satisfação com o repasse. "É um prazer muito grande estar nessa reunião hoje, tendo a oportunidade de dialogar e ouvir ótimas notícias", ressaltou Douglas. "Em Aragarças o senhor tem um irmão, um filho, fiel ao senhor e a sua gestão, governador", enfatizou o prefeito Ricardo.
Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação de Goiás