CMOC BRASIL

Goi√°s: Ronaldo Caiado manifesta pesar pela morte do prefeito de Goi√Ęnia, Maguito Vilela, e decreta luto oficial por tr√™s dias

Governador determina que sejam prestadas ao l√≠der todas as honras de Estado e cede o Pal√°cio das Esmeraldas para os familiares velarem o corpo.Maguito Vilela (MDB), prefeito eleito de Goi√Ęnia, morreu, às 4h10, na madrugada desta quarta-feira (13), aos 71 anos, ap√≥s um longo per√≠odo de interna√ß√£o por causa da Covid-19. O pol√≠tico estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein em S√£o Paulo

Por Redação em 13/01/2021 às 11:15:10
Caiado declara luto de 3 dias em decorrencia da morte do prefeito de Goiânia Maguito Vilela, que já foi governador de Goiás (Reprodução)

Caiado declara luto de 3 dias em decorrencia da morte do prefeito de Goiânia Maguito Vilela, que já foi governador de Goiás (Reprodução)

É com grande consterna√ß√£o e imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a not√≠cia, na manh√£ desta quarta-feira (13/01), do falecimento do prefeito de Goi√Ęnia, Maguito Vilela.

Goi√°s perde um de seus mais not√°veis l√≠deres, após 83 dias de uma batalha incessante pela vida. Infelizmente, apesar de toda corajosa luta que enfrentou ao longo da interna√ß√£o no Hospital Albert Einstein, em S√£o Paulo, Maguito faleceu na madrugada de hoje, às 4h10, em decorr√™ncia de complica√ß√Ķes da Covid-19, aos 71 anos.

O sentimento do povo goiano neste momento de perda é o reconhecimento da trajetória de um homem que enfrentou com dignidade, altivez e esp√≠rito p√ļblico todos os desafios, sempre a defender suas convic√ß√Ķes e ideias com coer√™ncia, pondera√ß√£o e sensatez.

Maguito Viela real√ßou a pr√°tica da boa pol√≠tica. Ganhou e perdeu sempre com dignidade e em respeito às regras democr√°ticas. Superou os momentos de maior adversidade mantendo o equil√≠brio ao ocupar os cargos com destaque e ao priorizar a√ß√Ķes em benef√≠cio do povo que governou.

Enfrentou a doença com todas as forças e vontade de viver e continuar servindo a população de seu Estado. Foi abatido por esse terrível vírus que vem causando um vazio em famílias em todo o mundo. E, agora, essa doença que tirou a vida de mais de 7 mil goianos entristece mais uma.

Goi√°s perde um homem que só fez construir e representar com dignidade o seu povo. Manifestamos nosso sentimento de luto e de rever√™ncia frente a essa aus√™ncia que muito entristece a todos.

Como governador, decreto luto oficial por três dias em Goiás, ao mesmo tempo em que determino que sejam prestadas a Maguito Vilela todas as honras de Estado, em reconhecimento ao que construiu em benefício do povo goiano. Em

Acordo com a família, cedo ainda o Palácio das Esmeraldas, Salão Gercina Borges Teixeira, para que o corpo seja velado.

Maguito Vilela construiu sua trajetória em meio a constantes enfrentamentos com dificuldades. O esp√≠rito democr√°tico, a constante abertura para o di√°logo e a imensa capacidade como gestor projetaram sua lideran√ßa em n√≠vel estadual e nacional.

Vivia o seu melhor momento com trabalho e entusiasmo. É dif√≠cil aceitar a interrup√ß√£o de sua trajetória de vida. Mesmo diante de um cen√°rio de grande adversidade, lutou e conquistou mais uma vitória ao ser eleito prefeito de Goi√Ęnia, nossa querida capital, com o reconhecimento da popula√ß√£o ao seu estilo como gestor. Contar√≠amos com um prefeito pautado pelo esp√≠rito conciliador para ajudar a reconstruir e a superar as dificuldades impostas pelo momento pol√≠tico em que vivemos.

Advogado por forma√ß√£o, Maguito encontrou na pol√≠tica uma voca√ß√£o que norteou a trajetória profissional. Iniciou a vida p√ļblica em 1976, como vereador por Jata√≠, sua cidade natal. Depois, ocupou cargos de deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador e senador da Rep√ļblica. Por √ļltimo, administrou com muito √™xito a Prefeitura de Aparecida de Goi√Ęnia por dois mandatos.

Deixou relevantes contribui√ß√Ķes em todos os cargos que ocupou. Como deputado constituinte, atuou na aprova√ß√£o histórica da Constitui√ß√£o de 1988, marco na redemocratiza√ß√£o da sociedade brasileira. À frente do governo de Goi√°s, foi pioneiro em a√ß√Ķes solid√°rias ao lan√ßar o Programa de Apoio às Fam√≠lias Carentes, que consistia, em ess√™ncia, na distribui√ß√£o de cestas de alimentos.

Antes do primeiro mandato como prefeito de Aparecida de Goi√Ęnia, Maguito atuou como vice-presidente do Banco do Brasil, em 2007. Também teve participa√ß√£o relevante em seu partido. Foi vice-Presidente nacional do PMDB em 2000 e assumiu a presid√™ncia em 2001, com a ren√ļncia de Jader Barbalho.

Sua trajetória ainda inclui forte v√≠nculo com o esporte, desde a juventude, antes mesmo da vida p√ļblica. Foi jogador em Jata√≠, quando adotou o nome Maguito, derivado dos gritos de "Magrito" que ouvia da torcida. Assim, o nome completo passou a ser Lu√≠s Alberto Maguito Vilela. Chegou a ocupar o posto de vice-presidente da Confedera√ß√£o Brasileira de Futebol (CBF).

Respeitado pelo seu perfil de estadista, a trajetória de Maguito Vilela certamente ser√° lembrada por todos como parte importante da história pol√≠tica de Goi√°s e do Brasil.

Maguito deixa a esposa, Flávia Teles, os filhos Vanessa, Maria, Miguel, Anna Teles e o presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, e quatro netos. A todos estendemos nossos mais sinceros votos de pesar. Elevamos nosso pensamento a Deus para que, em sua infinita bondade, possa confortar o coração de cada ente querido nesse momento de imensa tristeza e dor.

Manifestamos ainda nossa solidariedade e condol√™ncias à popula√ß√£o de Goi√Ęnia e a todos os demais moradores de nosso Estado que, certamente, sofrem com a partida do prefeito legitimamente eleito.

Ronaldo Caiado

Governador de Goi√°s

Fonte: Com informa√ß√Ķes da Secretaria de Estado de Comunica√ß√£o de Goi√°s

Comunicar erro
CMOC BRASIL
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios

camara de ouvidor gif 3