Por meio da legislação municipal e estadual, diversos segmentos do comércio, indústrias e empresas da cidade estão se adaptando as regras de funcionamento durante a pandemia de coronavírus. Para resguardar clientes e funcionários, diante decreto várias medidas de prevenção se tornaram obrigatórias, como distanciamento social, higienização das mãos e superfícies, uso das máscaras, horário de funcionamento diferenciado, entre outras.
E para que essas medidas sejam aplicadas corretamente no ambiente de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Vigilância Sanitária realizou na manhã desta sexta (29/1) palestra educativa com os educadores da rede municipal de ensino na Escola Municipal Santa Maria Goretti. De acordo com os organizadores o objetivo de orientar, a forma adequada ao segmento, quais as formas eficazes de prevenir o contágio e a transmissão da COVID-19.
A iniciativa é executada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que por integrarem os grupos de risco para COVID-19 estão trabalhando de forma remota. "Saúde em Tempos de Covid-19: como se proteger e evitar a disseminação", onde a Prefeitura atua como parceira. De acordo com o diretor de departamento sanitário da SMS, Renato Silva Avelar, está ação incentiva os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho. "O foco é na prevenção ao novo coronavírus, para evitar contágio e transmissão no local de trabalho, e evitando novos casos nas famílias desses trabalhadores, com as medidas praticadas nas casas também", citou.
Renato destacou que os profissionais fazem contato com um grupo de funcionários, priorizando os que atuam na área de segurança do trabalho, e eles são responsáveis por transmitir o conteúdo aos demais. "Essa palestra tem como da orientação aos educadores que convive com alunos seja de forma virtual ou presencial, mostrando sobre o uso correto das máscaras, como higienizar as mãos, os equipamentos compartilhados no trabalho, inclusive a forma segura de fazer troca das roupas. E quem participou, repassa aos demais colegas", exemplifica.
"Reforçamos quais os sinais e sintomas do Covid-19, apresentamos as unidades de atendimento que a Prefeitura disponibiliza para os pacientes, e tiramos as dúvidas que eles trazem durante a palestra", comenta.
Dos contatos feitos com os participantes da palestra, surgem também orientações repassadas aos responsáveis, para que o local de trabalho tenha mais segurança e menor risco de transmissão do novo coronavírus. "Por exemplo, em uma ocasião nos questionaram se, após lavar as mãos, ao invés do papel toalha pode ser utilizada a máquina de ar, que é o que a empresa oferece. Pesquisamos e descobrimos que esses aparelhos aumentam, e muito, a dispersão de gotículas, e facilita a transmissão do vírus. Então fizemos a sugestão para que readequassem. A questão da limpeza, o lixo é o que mais facilita o contágio se não for armazenado de forma adequada. Então surgem algumas propostas de melhorias, que descobrimos conforme as particularidades de cada setor", cita o diretor de vigilancia.