Mosaic Emprega Mais 2

Mais de 9 mil pessoas j√° se cadastraram na plataforma Vacina Goi√°s

Ferramenta de pr√©-agendamento da vacina√ß√£o contra a Covid-19 est√° no ar desde o in√≠cio da manh√£ desta segunda-feira (8). O site √© fruto de parceria entre as secretarias de Estado de Desenvolvimento e Inova√ß√£o (Sedi) e da Sa√ļde (SES). Para garantir a seguran√ßa de todos os goianos, o agendamento √© 100% digital

Por Redação em 09/02/2021 às 12:51:42
(Reprodução/ SES Goiás)

(Reprodução/ SES Goiás)

Mais de 9 mil pessoas se cadastraram na plataforma "Vacina Goi√°s" até as 17h desta segunda-feira (8) - www.go.gov.br/vacinagoias que recebeu mais de 15 mil acessos. A ferramenta para pré-agendamento da vacina√ß√£o contra a Covid-19 é fruto de parceria entre as secretarias de Estado de Desenvolvimento e Inova√ß√£o (Sedi) e da Saúde (SES), e foi lan√ßada às 8 horas da manh√£ desta segunda. A plataforma visa evitar aglomera√ß√Ķes nos postos e organizar o acesso da popula√ß√£o goiana às doses.

Quem n√£o tiver acesso à internet ou domínio da tecnologia e pertencer aos grupos priorit√°rios elegíveis para imuniza√ß√£o nesta etapa, deve procurar uma sala de vacina, garantindo a prote√ß√£o contra o coronavírus. Todos os 246 municípios podem participar, mas antes precisam aderir ao sistema gratuito.

Para garantir a seguran√ßa de todos os goianos, o agendamento é 100% digital. (Foto: Divulga√ß√£o)

Titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira lembrou que o Vacina Goi√°s foi criado para organizar e facilitar a vacina√ß√£o em Goi√°s. "O cidad√£o poder√° escolher o melhor posto de vacina√ß√£o de sua prefer√™ncia, mais próximo do trabalho ou resid√™ncia. Isso facilitar√° n√£o só a vida de quem precisa da vacina, mas também a distribui√ß√£o das doses pelos profissionais de saúde", afirmou.

O secret√°rio da Saúde, Ismael Alexandrino, explicou que, conforme determinado pelo governador Ronaldo Caiado, a gest√£o estadual trabalha para evitar aglomera√ß√Ķes. "H√° este campo específico para o pré-cadastramento da vacina√ß√£o disponível no portal do governo, de forma que a pessoa insere seus dados e ter√° a unidade disponível para que possa vacinar com o mínimo de aglomera√ß√£o possível", afirmou Alexandrino. Conforme o secret√°rio, o pré-cadastro n√£o é obrigatório, mas facilita e organiza. "N√£o perderemos a oportunidade de vacinar um idoso que esteja na faixa et√°ria, que, porventura, n√£o fez o pré-cadastro e chegou à unidade", completou.

Cadastro

Para garantir a seguran√ßa de todos os goianos, o agendamento é 100% digital. Para come√ßar, a pessoa deve acessar www.go.gov.br/vacinagoias. Se ainda n√£o tiver o login do Governo Federal, ser√° preciso cri√°-lo clicando no link "Entrar com gov.br". Em seguida, clique em "Crie sua conta gov.br". Existem seis op√ß√Ķes de cadastro e o cidad√£o poder√° escolher qualquer uma delas.

Se optar, por exemplo, se cadastrar pelo número do CPF, selecione esta op√ß√£o para que uma nova p√°gina seja aberta para completar os espa√ßos com os dados cadastrais. Em seguida, ser√° preciso validar as informa√ß√Ķes respondendo tr√™s perguntas que est√£o na tela.

Depois é só ativar o cadastro. Para isso a pessoa vai receber um código por mensagem de celular ou por e-mail. Insira os números recebidos e, por fim, cadastre uma senha. Ao terminar, o usu√°rio ser√° direcionado para a p√°gina de pré-cadastro e, se pertencer ao grupo priorit√°rio da vez, poder√° agendar a vacina√ß√£o.

Mais vacinas

No domingo (07/02), Goi√°s recebeu a quarta remessa de vacinas contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde. S√£o 77,8 mil novas doses da Coronavac, produzidas pelo laboratório chin√™s Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que vieram em um voo comercial. "Isto nos traz uma esperan√ßa enorme de atingir exatamente a faixa et√°ria que tem o maior risco de complica√ß√Ķes e o maior percentual de letalidade", disse o governador, explicando que ter√£o prioridade, inicialmente, idosos de 90 anos acima e depois 85 anos acima.

Com esse novo carregamento, o Estado vai encaminhar o imunizante para todos os 246 municípios j√° nesta segunda-feira (08/02). Com o novo lote, junto com o que a Secretaria de Estado da Saúde de Goi√°s (SES-GO) j√° tem armazenado, ser√° possível fazer a imuniza√ß√£o de cerca de 54 mil pessoas em todo o Estado. O número é suficiente para praticamente cobrir a popula√ß√£o de cerca de 52 mil goianos com mais de 85 anos, segundo levantamento da pasta.

Em entrevista coletiva, o governador Ronaldo Caiado frisou que ser√° exigido o cumprimento do novo ordenamento. "N√£o tem agora nenhuma prioridade que n√£o seja pessoas inicialmente acima de 90 anos, depois 85 acima e assim sucessivamente. N√£o tem ninguém que vai furar fila nesse processo. Temos que seguir a ordem e n√£o podemos admitir que as pessoas mais idosas estejam excluídas", asseverou.

Para tanto, o governador pediu apoio da popula√ß√£o e da imprensa com denúncias de quem pretender furar a fila. Toda e qualquer irregularidade, garantiu Caiado, ser√° apurada e o respons√°vel ter√° que responder junto ao Ministério Público Estadual e também à Polícia Civil pela pr√°tica criminosa de tomar a vacina fora da sua faixa et√°ria.

Fonte: Com informa√ß√Ķes da SEDI Goi√°s

Comunicar erro
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios