Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Governo de Goiás aplicará Avaliação Diagnóstica em toda a rede estadual de ensino

A aplicação está prevista para o dia 22 de fevereiro e pode se estender até o dia 4 de março. A atividade avaliativa será realizada com o apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) ficará responsável pela logística e aplicação dos questionários

Por Redação em 09/02/2021 às 13:09:00
A prova deve ser realizada entre os dias 22 de fevereiro e 4 de março. Os resultados obtidos serão utilizados para o aprimoramento das atividades no ano de 2021

A prova deve ser realizada entre os dias 22 de fevereiro e 4 de março. Os resultados obtidos serão utilizados para o aprimoramento das atividades no ano de 2021

Estudantes de todos os níveis da rede pública estadual de ensino de Goiás vão participar de uma Avaliação Diagnóstica com conteúdos de Língua Portuguesa e de Matemática, para identificar as habilidades desenvolvidas no ano de 2020.

A aplicação está prevista para o dia 22 de fevereiro e pode se estender até o dia 4 de março. A atividade avaliativa será realizada com o apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) ficará responsável pela logística e aplicação dos questionários.

As unidades escolares terão um período de até 15 dias para organizar como será feita a distribuição dos alunos obedecendo a quantidade máxima de 30% da capacidade de cada sala de aula de acordo com o Protocolo de Biossegurança. Será realizada uma formação sobre a metodologia com todos os professores e gestores educacionais.

Ampla participação
A análise dos resultados das provas deverá nortear, além do planejamento das atividades escolares para 2021, os ajustes do ensino e aprendizagem desenvolvidos de forma remota no ano passado em decorrência da pandemia de COVID-19. O regime especial de aulas não presenciais (reanp), adotado na rede estadual logo no início do segundo bimestre, permitiu que o ano letivo fosse cumprido e a avaliação diagnóstica de todo esse processo deve, sobretudo, aprimorar, as práticas a serem adotadas agora em 2021.

A Seduc trabalha com o percentual de que, pelo menos, 80% dos alunos de cada unidade escolar participem das provas, possibilitando um diagnóstico mais amplo e próximo da realidade.

Método "Caed"
O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que elabora e desenvolve programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas. Uma das mais importantes características da avaliação diagnóstica do Caed é prever e identificar as dificuldades dos estudantes no início do processo educativo e trabalhar com foco nas defasagens.

Fonte: Com informações da Secretaria de Estado de Educação de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários