Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Davinópolis: Câmara aprova Projeto de Resolução 02/2021 suspendendo as atividades parlamentares por 15 dias em decorrência da disseminação do novo coronavirus

Com muitos tópicos em pauta, legisladores deliberam sobre ordens do dia e aprovam requerimentos e projetos importantes

Por Redação em 24/02/2021 às 14:45:12
Parlamentares apreciando pautas no plenário da Câmara Municipal de Davinópolis (Reprodução)

Parlamentares apreciando pautas no plenário da Câmara Municipal de Davinópolis (Reprodução)

A 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores realizada na última quinta-feira (18/2), no Plenário Renato Manoel da Silva teve como ordens do dia a indicação de autoria do vereador Luiz de Castro Júnior que dispôs sobre a construção de uma cobertura ao anexo, uma rampa e calçada na Casa de Velórios.

Também foi discutido a indicação de autoria do vereador Ricardo Machado da Silveira que dispôs sobre a instalação de duas placas de pare na Avenida Rodolfo David Souza com avenida Jairo Balbino no loteamento Boa sorte.

Um importante Projeto foi colocado em votação: o Projeto de Resolução 02/2021 de 15 de fevereiro de 2021 onde a mesa diretora conforme regimento interno da casa e considerando o Decreto nº 9.7787 de janeiro de 2021 do Governador do Estado de Goiás Ronaldo Caiado que alterou o Decreto Estadual 9.653 de 19 de abril de 2020, reiterando até o dia 30 de junho de 2021, a emergência na saúde pública do Estado de Goiás em razão da nova onda de disseminação do novo coronavírus.

Sobre o apontamento da casa o presidente José Mauricio de Campos – Migaia colocou os motivos da suspensão das atividades da casa: "Considerando o atual quadro de testagem e acompanhamento permanente do novo coronavirus tanto no nosso município, como nos circunvizinhos. Hoje nossa região tem um número elevado de contaminação. E o vírus está em mutação e com cepas altamente patogênicas com alto potencial efetivo para causar surtos de contaminação. E com a propagação desmedida pode acarretar em uma calamidade ainda maior que temos visto. Como Catalão que já não tem mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). E considerando o teor do Decreto do prefeito Diogo Rosa Nunes que decretou situação de emergência na Saúde pública do Município, nós estamos suspendendo por 15 dias, também na Câmara a realização de eventos coletivos, incluindo as atividades legislativas do plenário sejam sessões ordinárias ou solene. Apenas as sessões extraordinárias poderão ser realizadas, se os assuntos forem de urgência".

Requerimentos

O vereador Huberdan Nunes enviou requerimento ao chefe do executivo municipal, o prefeito Diogo Rosa solicitando reformas em estradas da zona rural do município: "Solicitei para que o prefeito encaminhe a GOINFRA para estar arrumando as Estradas da Balsa e do Barreirinho que estão muito estragadas. E já tem anos que não vem olhar a situação destas vias. A Prefeitura através da Secretaria de Transportes é que socorre e vai dando a trafegabilidade. Estou fazendo o décimo requerimento e vou continuar fazendo porque está intrafegável. Então vai ser difícil, vamos fazer esse encaminhamento e pedir para poder mais rápido possível que ele seja atendido".

O vereador Wilker Ferreira requereu que a sinalização seja feito nas vias da cidade: "Estamos entrando com o Decreto em Davinópolis, mas gostaria de solicitar que depois que voltar o funcionamento dos trabalhos para que o prefeito faça um convênio com Detran para que toda cidade de Davinópolis seja sinalizada é colocado placas em todos os lugares que estão faltando. Estão todas as ruas faltando sinalização. E, caso não consiga o convênio com o Detran, já fica a indicação para prefeitura e a Secretaria de obras para estar fazendo essa pintura nas ruas, colocando a sinalização no chão e nas placas".

O vereador Ricardo Machado da Silveira requereu que novos maquinários sejam providenciados para o auxílio aos produtores do município. E fez agradecimentos por qualidade de atendimento do poder executivo a comunidade Davinópolis: "Quero fazer alguns agradecimentos ao respaldo dado a nossa comunidade. Agradeço ao Erasmo e Marcelo pelo apoio a zona rural com reforma e construção de mata-burros. Foram feitas 24 reformas de mata-burros de madeira, feitos mais três novos de madeira e três de ferro. Meus agradecimentos aos secretários de Obras e Agricultura.

Ricardo citou a ajuda que a Secretaria de Agricultura tem feito em fazer os silos para produtores. Os tratores estão parados, com apenas um trator funcionando é difícil as atividades. Mas faço o requerimento para que novos maquinários sejam adquiridos. Porque temos a presteza e toda vez que solicitamos estão sempre atendendo os anseios da nossa população".

Já o vereador Ronaldo Cassimira apresentou um requerimento para que sejam feitas fiscalizações e medidas em relação há comerciantes ambulantes que realiza apenas comércio e não possuem, segundo ele, nenhum compromisso com o município: "Tem um monte de gente que vem fazer feira aqui em Davinópolis nos finais de semana e são de Catalão. E todos aqui já estão sabendo o que está acontecendo: - os comerciantes da cidade estão sendo prejudicados. Poderia ser feito alguma coisa em defesa dos comerciantes locais que dão retorno para nossa economia. Tem muita injustiça, isso, até no decreto, onde os comerciantes da cidade cumprem uma regra e eles outra. Reforço, eles só vêm para buscar o dinheiro e não retorna nada para o município. Então tem que haver fiscalização e precisava ser criado meios que essas pessoas que venham paguem aluguel, uma taxa ou coisa do tipo. Porque não é justo o comerciante local pagar e eles não".

A vereadora Michelle Severino Campos requereu que seja solicitado informações sobre benefício destinado por um representante na Câmara federal ao município e o mesmo ainda não chegou para o uso em favor da comunidade: "Meu requerimento é para que seja informado a essa casa e a nossa população o andamento da viabilização de uma motoniveladora (Patrol), que foi destinada através de emenda parlamentar do deputado federal José Nelto (PODE), cheguei inclusive, na Legislatura passada , agradecer esse benefício. O porquê desse benefício ainda não ter sido entregue ao município".

Uso da Palavra

O vereador Alessandro Bento Marques – Líder do Prefeito trouxe resposta a uma solicitação da colega de bancada, a vereadora Michelle Campos em relação a alguns maquinários da cidade: "Quero informar que as três retroescavadeiras estão funcionando, os dois caminhões também. Apenas a Motoniveladora (Patrol), que está estragada. E isso é porque a peça só é encontra em Goiânia, mas a encomenda da referida já foi feita e está em andamento. E logo ela também já estará em funcionamento para prestar serviço à comunidade".

Michelle agradeceu a atenção destinada ela: "Gostaria de agradecer a resposta que foi trazida aqui pelo nobre colega em relação ao meu requerimento em relação aos maquinários da Prefeitura".

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários