Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Município e UFCat vão organizar o acervo de documentos e criar o Arquivo Histórico de Goiandira

Por Redação em 04/03/2021 às 13:07:16
(Reprodução)

(Reprodução)

Abrigado atualmente em salas do Almoxarifado Municipal da Secretaria de Transportes e Obras o Acervo de documentos de Goiandira, está sofrendo graves danos devido a maneira inadequada como está armazenado. Pensando nisto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, coordenada pela Professora Carla Cristina Alves de Santana Elias, juntamente com as coordenações do Curso de Bacharelado em História, Centro Integrado do Cerrado, Centro de Documentação e Arquivos da UFCat vão fazer uma parceria com a Prefeitura de Goiandira e vão a partir daí organizar, classificar, guardar e conservar em um novo espaço os documentos, disponíveis à consulta pública, por constituírem importante fonte para pesquisas sobre a cidade.

Na manhã da última segunda (1º/3), a secretária de educação, Professora Carla Cristina Alves de Santana Elias recebeu a visita da comitiva de Coordenadores da UFCat: Rodamés Vieira Nunes (Coordenador do Coordenador CDPEC - Centro de Documentação e Pesquisa de Catalão), Paulo César Inácio (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História-Mestrado Profissional) e Ismar da Silva Costa (Coordenador do Curso de Bacharelado em História, do Centro Integrado do Cerrado e do Centro de Documentação e Arquivos da UFCat), para fazer conhecimento do acervo e das principais medidas de preservação do patrimônio histórico.

O Coordenador do Curso de Bacharelado em História, do Centro Integrado do Cerrado e do Centro de Documentação e Arquivos da UFCat, Professor Ismar da Silva Costa, salienta que as coordenações da UFCat irão auxiliar na classificação, organização e disponibilizar a história do Município de Goiandira, bem como a história do eixo da Estrada de Ferro em Goiás terá mais visibilidade e capacidade de acesso e abertura ao público.


De acordo com a Professora Carla Cristina Alves de Santana Elias, a ideia é transportar estes documentos para um outro espaço para transformar em Arquivo Público e Histórico do Município, e não um depósito como se encontra. Com esse objetivo buscamos a parceria das coordenações da Universidade Federal de Catalão – UFCat, que nos dará uma assessoria e consultoria correta de como manter o acervo. Provisoriamente, segundo a secretária, o prédio da Secretaria de Educação receberá esses documentos.


O Arquivo Histórico, é a entidade custodiadora de documentos públicos permanentes, possui a incumbência de recolher, higienizar, recuperar e/ou restaurar, ordenar, acondicionar e preservar os documentos de terceira idade, produzidos e recebidos pelos poderes municipais de Goiandira. Sob sua guarda estão documentos datados desde do início da história de fundação do município, que registram a formação e as transformações da cidade, informações oriundas dos poderes executivo e legislativo que mostram a política das administrações, além de jornais e revistas que relatam o cotidiano. Todo esse acervo, após ser catalogado poderá ser disponibilizado para pesquisa e assim permite o conhecer e entender a trajetória histórica de nossa cidade.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiandira

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários