Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goiandira: Vereadores apresentam importantes requerimentos em Sessão Ordinária

Infraestrutura, homenagens e perda de órgãos município foram assuntos deliberados pelos legisladores

Por Redação em 11/03/2021 às 08:29:31
Parlamentares apreciando pautas no plenário da Câmara Municipal de Goiandira (Reprodução)

Parlamentares apreciando pautas no plenário da Câmara Municipal de Goiandira (Reprodução)

Na noite da ultima segunda-feira (08/3) foi realizada mais uma sessão ordinária da casa legislativa de Goiandira. Com a presença de todos os vereadores: muitos projetos, requerimentos, indicações verbais marcados por muitas deliberações feitas pelos edis.

Requerimentos

Diversos requerimentos foram apresentados, votados e aprovados.

O vereador Pedro Augusto Silva da Silveira - Zoim apresentou quatro requerimentos. Entre Alguns voltados a Comunidade do Povoado do Veríssimo: Foi solicitado um repetidor de sinal de telefone no povoado do Veríssimo. "Já tem a torre o que vai facilitar para que possam organizar e as pessoas tenham acesso ao telefone através do repetidor de sinal. É um desejo daquela população e nós temos que ajudá-los a conquistar esse benefício:

Outro foi direcionado a reforma do Cemitério do Povoado do Veríssimo: "Foi uma surpresa para mim! Não sabia que tinha um cemitério ali. Existem túmulos muito antigos, como vi de 1935. Por isso, quero pedir que o prefeito organize o cemitério e também a iluminação do povoado. É muito triste chegar lá e ver aquela situação. Tem um lote na frente, parece que o lote já foi vendido e, como ele está naquele estado, não dá se quer para perceber que há um cemitério ali. É um fato lamentável porquê naquele lugar está a história das pessoas daquela comunidade da nossa cidade. E essa história merece ser lembrada com respeito".

O vereador Professor Romes Antônio da Silva complementou sobre o fato que um estudo já foi feito há alguns anos, para a catalogação dos dois cemitérios da cidade, mas que providências não foram tomadas: "É preciso registrar que, em 2013 aqui na Câmara fizemos uma reunião itinerante no povoado do Veríssimo e depois da reunião que fizemos com os moradores daquele local, pedimos que fosse catalogado os dois cemitérios o da cidade e o do Veríssimo. São locais que, realmente, fazem parte da memória e a história das pessoas que viveu aqui no nosso município. O feriado de finados movimenta nossa cidade pelas grandes pessoas que estão enterradas nesses dois cemitérios e que suas famílias vem nesse ato uma forma de recordar de seus entes queridos. É preciso que se tenha respeito com isso e que, realmente, medidas sejam tomadas com urgência. Inclusive já existe o projeto para que se faça isso".

Outro requerimento foi sobre manutenção e drenagem algumas ruas do bairro São João. E o presidente da casa vereador Pedro Gilberto dos Santos - Pedro da Ambulância (DEM) foi enfático ao criticar as obras de drenagem que foram executadas no local: "Não sei o que aconteceu com aquele dreno. Aquela região não adianta limpar porque a situação do bairro São João o serviço que foi feito foi serviço de péssima qualidade. O problema foi só camuflado. Aquilo foi obra para inglês ver!"

Outro requerimento apresentando foi de incentivo aos menores aprendizes: "É um projeto que visa o adolescente ser sombra do profissional. Entre 14 e 16 anos eles vão estar acompanhando o profissional em todas as atividades para absorver conhecimento. É preciso incentivar. O prefeito Odemir Moreira de Melo já fazia um trabalho parecido de empregar menores aprendizes, era comum vermos jovens trabalhando nas instituições de órgãos da prefeitura, mas o sombra, dá uma possibilidade de aprendizado ainda maior, afinal o objetivo e aprender e não executar", salientou Pedro Henrique o vereador autor do projeto.

Professor Romes apresentou também um requerimento sobre a criação de associação de apoio às pessoas em tratamento ao câncer. Sobre o requerimento o vereador de pontuou: "Precisamos valorizar todo tipo de trabalho voluntário que existe na nossa cidade. Essas pessoas são voluntárias elas dedicam o seu tempo por amor a causa. Aqui em Goiandira, temos muitas pessoas que se voluntariam por uma causa. Por exemplo,: é comum ver pessoas que trabalham pela causa animal, auxiliando com comida, castração, adoção entre outros feitos. Outros tantos são os que trabalham por essa causa que estou apresentando aqui: em ajudar as pessoas de forma gratuita que passam pelo tratamento a essa grave doença. A Gercina lidera um grupo de voluntários que tem desenvolvido um grande trabalho nesse sentido. Inclusive, a Associação já está em andamento para que ela seja legalizada. Então gostaria de pedir ao prefeito que tenha esse olhar sensível a causa e disponibilize um lugar para que essas pessoas possam ter esse aporte e assim, poderem ajudar as pessoas que estão nessa situação, seja com trabalhos, sejam com atendimentos, seja com alimentação ou seja com um simples espaço para uma delas possam um apoio como um oração diária. É preciso que essas pessoas tenham, realmente, o respaldo do poder público nesse sentido".

Um ponto colocado por todos os vereadores foi quanto a limpeza dos terrenos particulares. O vereador Osvaldo Garcia expressou sua indignação em relação aos funcionários da prefeitura deixar de executar um trabalho em área pública para suprir um interesse privado: "Não concordo e acho um absurdo tirar de trabalhos como a limpeza de uma praça de uma rua, um terreno da prefeitura, os funcionários do município para limpar lote de particular. Particular deve fazer a sua limpeza por conta própria".

O vereador Pedro Augusto (Zoim) informou que são muitos os terrenos que precisam de limpeza no seu bairro e que também serão cobrado uma posição pela população por ter ele, outros colegas pares e secretário da gestão no bairro. "Meu bairro também residem alguns secretários administração e existem alguns lugares que está feia a situação. Fica meio vergonhoso as pessoas cobrarem que uma atitude seja tomada e a gente não fazer algo para isso".

A vereadora Clarice Inácio apresentou o requerimento solicitando que fosse feita a reforma do salão de festas da Associação de Moradores que atende vários grupos da comunidade: "O galpão serve como local de reunião, eventos de diversas naturezas e não só dá Associação, mas para atender o serviço da pastoral da criança, da pastoral da família, como praticas esportivas de academia, confraternização para pessoas da comunidade num todo. Por isso, essa reforma é tão importante".

Um assunto que teve grande relevância foi o que repercute a possibilidade de fechamento da comarca e transferência da mesma na cidade vizinha. O vereador Professor Romes informou: "Precisamos com urgência ir até Tribunal de Justiça para uma reunião da nossa comitiva com o desembargador para que não aja o fechamento do fórum local. E aproveitar e também estar solicitando um novo juiz para nossa comarca. Caso isso venha a acontecer se viermos a perder a nossa comarca, será um retrocesso para justiça da nossa cidade. Todo e qualquer empenho nesse sentido é válido, não sei qual a força desse documento, mas precisamos fazer isso. Não vejo uma lógica geográfica, não vejo uma lógica em demanda, não vejo nenhuma lógica passar a nossa comarca para Cumari. O juiz na verdade, deveria morar aqui para ver o que passamos. Não estamos tendo nem ônibus direito, como essas pessoas fa nossa cidade, principalmente, as mais simples, vão para Catalão. Precisamos ter empatia e atenção nesse momento, já perdemos o Ipasgo, perder a nossa comarca sem tentarmos resolver".


O presidente da Câmara Pedro Gilberto dos Santos "Vamos colocar o Poder Legislativo junto a essa situação. Já enviamos ofício para os nossos deputados federais é Zé Mário e estadual Bruno Peixoto e o professor Romes já entrou em contato também com a Flávia Morais, vamos mexer aqui para ir para cima. Falei para o assessor do deputado, vamos ficar ali até ser atendido, se não tiver onde dormir a gente dorme no corredor, mas nós vamos lutar por essa instituição. Pode até fechar, mas nós vamos lutar para isso, nós estamos realmente unindo forças para não deixar que isso aconteça".

Honra ao Mérito

Foram apresentados dois títulos de honra ao mérito apresentados pelo vereador Professor Romes: primeiro destinado ao senhor Moacir Pires e o segundo destinada a senhora Cleusa Maria da Silva Bueno sobre os homenageados o vereador de salientou: São duas pessoas de extremo valor na nossa cidade, ambos com grande serviço prestado. O Moacir foi vereador, secretário municipal e prestou grande trabalho e sempre atendeu todo mundo ali no almoxarifado ou em qualquer lugar com muita prestatividade. A Câmara está impedida fazer aqui as homenagens c devido a pandemia, mas estamos torcendo para que, ainda neste mandato, do senhor presidente (Pedro da Ambulância) nós possamos fazer essas homenagens para que eles venham junto as suas famílias para receber esse mérito tão merecido diante do trabalho que prestaram pelo relevante serviço que prestaram para o nosso município.

Indicações Verbais

Nas indicações verbais o vereador Vanildo Borges (MDB) destacou de forma categórica; "Dias atrás fiz uma indicação verbal para dizer para fazerem uma limpeza e critiquei porque precisava fazer. Não espere de mim só elogios! Quando for preciso, vou criticar, mas quando for para elogiar também elogiarei, como hoje, que, falei com o prefeito ele se dispôs a fazer a limpeza no local. Então quero agradecer pelo retorno".

O Vereador João Fernandes indicou problemas inerentes a infraestrutura nas vias: " Fizeram umas valas, valas muito mal instalada que causa danos aos veículos e transtorno a população transtornos a toda população. E preciso que sejam olhadas com urgência".

O Vereador Professor Romes indicou que o prefeito possa enviar a casa retorno sobre os requerimentos que forem atendidos: "Muitos requerimentos são atendidos e não temos conhecimento. Diante disso, seria muito importante que o prefeito enviasse a essa casa, um documento nos apontando os requerimentos que foram atendidos, assim nós e a população tomaria conhecimento desses trabalhos que estão sendo feitos".

O Vereador Pedro Zoim fez a indicação de quê os ônibus que leva os funcionários para trabalhar em Catalão não deixa de funcionar no período de pandemia: "Muitas pessoas aqui da nossa cidade precisam se deslocar para trabalhar no serviços essenciais em Catalão. Por isso, seria muito importante se o prefeito organizar para os funcionários não pudessem deixar de trabalhar porque assim vão perder o seu emprego. E aí, infelizmente além da pandemia, vamos ter o desemprego aumentado aqui na nossa cidade".

O Vereador Osvaldo indicou que o prefeito a título de conhecimento que enviar uma lista de ocupações do quadro de funcional da Prefeitura: " Que o prefeito a título de fornecer conhecimento que envie uma lista com o quadro de funcionários e que também faça identificação desses funcionários é muito difícil a gente não saber quem procurar, quando a gente chega no departamento não sabe quem é a pessoa, qual o seu cargo, sua função, sua ocupação. Isso é importante para nós, é importante também para a população que precisa dos órgãos públicos municipais".

Homenagem às Mulheres

A sessão foi encerrada com homenagem às Mulheres, organizada pelos vereadores: João Fernandes, Professor Romes e Pedro Augusto. Uma passagem da Bíblia foi lida pelo pelo vereador João e logo após os vereadores cantaram uma canção em homenagem às mulheres no dia que, internacionalmente, a luta das mulher pelo seu espaço igualitária é reverenciado".

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club