Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Enfrentamento ao Coronavirus

Nova Aurora: Força Tarefa de Fiscalização para conter aglomeração promovem barreiras de acessos aos Ribeirões Escorrega, Fundão e as margens de rios da cidade

Ação é para fazer cumprir as medidas de proteção à população no combate ao Novo CORONAVÍRUS


A Prefeitura de Nova Aurora, através do Comitê de Gestão de Crise, organizado para atuar dentro da pandemia do COVID-19, intensificou a Força Tarefa de Fiscalização, formada por fiscais e colaboradores da Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Policia Militar, que receberam como missão especial, executar a fiscalização e atendimento de demandas decorrentes das medidas adotadas pela Administração Pública, para enfrentamento e combate a pandemia do Novo CORONAVÍRUS.

Diante aviso desde de quinta-feira (15/4), pelas redes sociais e comunicados nas emissoras de rádios da região, a Vigilância Sanitária, Meio Ambiente do Município e a Policia Militar estão realizando a operação contra aglomeração as margens de Rios e Ribeirões da cidade de Nova Aurora, com barreiras de acesso aos Ribeirões Escorrega (Jair Marcelino da Rocha) e Fundão (Joaquim Barreto e Valdomiro Bernardes), por conta da pandemia do novo coronavirus (Covid 19).


As equipes de fiscalização são mistas, ou seja, são compostas por fiscais de áreas distintas, com isso possibilita que as intervenções sejam mais amplas e efetivas.

O Posto de Comando da Força Tarefa fica baseado na Vigilância Sanitária pelo Disk Denuncia Aglomeração, onde as ligações para o celular de denúncias são recebidas por um coordenador e em seguida empenhada uma equipe de fiscais para atendimento. Essas ocorrências são compartilhadas com o Comandante da PM e nos casos de necessidade, além dos fiscais, vai também uma viatura da PMGO, para o atendimento.


O Trabalho da Força Tarefa, basicamente, consiste na fiscalização em todo o município, incluindo a zona rural das regras estabelecidas pelo decreto do município, bem como agir com de ofício, com o poder de polícia conferido, para adotar as medidas de proibir as aglomerações, que vem também ocorrendo durante essa crise de saúde pública.

Ainda fazem abordagens a pessoas que inadvertidamente ainda insistem em ignorar as regras de distanciamento social, já amplamente difundidas como essenciais para evitar a propagação do vírus, como formação de aglomerações às espaços públicos e de lazer, e também em repartições públicas, bancos, supermercados, e outros estabelecimentos que podem funcionar com regras de distanciamento entre as pessoas.


As atuações são de forma preventiva e caso ocorra resistência ou desobediência, a Polícia Militar é acionada para tomada das medidas com base na lei penal.

A ação tem tido a dedicação de cada funcionário presente na Força Tarefa, e necessita do apoio importante por parte da Polícia Militar. "Nosso trabalho é cumprir as determinações e para isso estamos trabalhando aos finais de semana. Para que nossas ações sejam coroadas com êxito, contamos com apoio importante das forças de segurança do município, que nos dá a segurança necessária para cumprirmos nossa missão", destacou Amanda Carneiro, Chefe da Vigilância Sanitária de Nova Aurora.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!