Mosaic Emprega Mais 2

Goiânia: Gestão da Capital via Secult fomenta mercado cultural durante a pandemia

Auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc ajuda na manutenção de espaços culturais e possibilita que artistas goianos realizem atividades online

Por Redação, Lívia Máximo, editoria de Cultura em 30/04/2021 às 10:45:06

A Prefeitura de Goiânia busca formas para amenizar a dificuldade que a classe artística enfrenta neste período de pandemia e contribui para que atividades online possam movimentar o setor cultural dentro das atuais possibilidades e decretos. O apoio da gestão municipal vem por meio da Lei Aldir Blanc e também da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que prepara já prepara novos editais.


Em 2020, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) contemplou com R$ 5.483,206 grupos e espaços culturais aprovados em dois editais . Se a prorrogação da Lei Aldir Blanc for aprovada e sancionada pelo Governo Federal, a Prefeitura lançará mais dois editais com o valor de R$ 4.256,652.


Uma das artistas já contempladas pela lei é a cantora Luiza Rabelo. "Com o auxílio da Lei Aldir Blanc, realizei o show online Brincadeira de Criança, do projeto Lá em Casa é Show. A Lei fomenta a arte e valoriza a nossa cultura, nosso trabalho e nossa música. Agradeço à Prefeitura por gerar essa possibilidade de trabalho e renda", afirma.


A cantora Lívia Belém também agradece o apoio da Prefeitura." A Lei Aldir Blanc é vital neste momento tão difícil. Meu agradecimento especial à Prefeitura de Goiânia, pois estamos há mais de um ano sem trabalho, sem shows, portanto, a ajuda é fundamental".


"Ressalto aqui a nossa preocupação com os nossos artistas, que passam por uma fase difícil. Queremos ajudar muito mais o setor cultural e isso ocorrerá assim que a prorrogação da Lei Aldir Blanc passar pela aprovação presidencial. A partir daí vamos agilizar os procedimentos e logo publicaremos novos editais pela Prefeitura de Goiânia", afirma o prefeito Rogério Cruz.


De acordo com o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, a Prefeitura está empenhada em fomentar o mercado cultural. "Tenho me reunido com a classe, acompanhado de perto a luta de muitos e realmente o auxílio emergencial é uma ajuda e tanto. Estamos também andando com o novo projeto da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Prefeitura está fazendo o possível para que os processos caminhem o quanto antes. Logo teremos boas notícias para a Cultura", ressalta.



Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Comentários