Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Ouvidor: Secretaria de Saúde intensifica atenção sobre a vacinação contra Covid-19 e H1N1 e implanta novo serviço no laboratório

Centenas de doses chegaram neste mês ao município para a imunização contar o novo coronavírus

Por Redação em 18/05/2021 às 23:15:40

O município de Ouvidor tem criado diversas ações através de seu Comitê de enfrentamento ao novo coronavírus. E cada nova remessa recebida, uma força tarefa é realizada para a vacinação que visa imunizar a população contra a doença que já ceifou 24 vidas, no município.


Durante o mês de maio, foram repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde quase 300 doses entre as fabricantes CoronaVac e AstraZeneca que imunizaram diversas faixas etárias.

"Estamos alinhados com a nossa equipe para que aja toda atenção que todos, conforme as determinações dos órgãos de saúde, tomem as duas doses e sejam imunizados contra esse terrível vírus que causa tanta insegurança, medo e dor as famílias da nossa cidade e do mundo inteiro", colocou a Secretária de Saúde Suzana Gomes.


Comorbidades

O mesmo acontece com a nova etapa que contempla grupos prioritários de gestantes e pessoas com comorbidades. A vacinação acontece através de agendamento feito através na Unidade Básica de Saúde da Família - UBSF Nelo Egídio Balestra. Essas pessoas com comorbidades vão receber a primeira dose do imunizante. Será priorizado de acordo com a determinação do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Sendo prioritário nesse momento o grupo de comorbidades:

Gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanentes cadastradas no BPC acima de 18 anos e idosos acima de 60 anos.

De acordo com a Secretária de Saúde Suzana Gomes e a Coordenadora da Campanha de vacina Darci Helena, o imunizante vai dar continuidade à imunização de mais alguns grupos prioritários.


Vacina H1N1


Mais uma importante ferramenta na luta contra os vírus é a vacinação contra a influenza. Em Ouvidor as vacinas começaram a ser aplicadas no último dia 11, com agendamento, para evitar filas e aglomerações. Os primeiros contemplados são: idosos de 60 anos ou mais e professores.


Exame de Troponina

Um exame de suma importância no tratamento cardiovascular e que vem aumentando não apenas para atender a problemas a procura devido as sequelas da Covid está sendo implantado e disponibilizados pela Prefeitura de Ouvidor através da Secretaria de Saúde.

O exame de Troponina era usado para confirmar um infarto, mas também pode identificar outras lesões no coração e com o aumento da sensibilidade do exame, cresce também o número de condições clínicas que podem positivar esse teste.


O benefício do exame de Troponina está sendo implantado no laboratório do Hospital Municipal Santo Antônio com o objetivo de agilizar e melhorar a resolutividade do atendimento e pronto atendimento do Hospital Municipal.


O prefeito Cébio Machado Nascimento – Cebinha (MDB) que esteve na implantação ao lado da secretária de Saúde, a vereadora licenciada Suzana Gomes e os diretores do Hospital Dr. Murillo Paranhos e Dr. Alan Alves fizeram destacou a importância do exame para a comunidade e agradeceu a condução dos trabalhos conduzido através de todas equipe: "A saúde é fundamental para todo ser humano e deve ser prioridade em qualquer gestão. Esse é mais um recurso que é de suma importância, o exame de Troponina no laboratório não só em sua especificidade e sensibilidade na detecção de infarto agudo do miocárdio comparados aos testes de primeira geração, como também no prognóstico e classificação de risco de pacientes acometidos por doenças cardiovasculares, facilitando ao corpo clínico a escolha da melhor conduta para cada paciente, para prevenir problemas futuros. E na oportunidade que estamos tendo aqui, quero agradecer o valioso trabalho de todos os funcionários do Hospital Municipal com o cuidado e respeito que tem com todos os pacientes atendidos nos serviços que disponibilizados".


A secretária de Saúde salientou ainda sobre o exame: "É o principal marcador bioquímico utilizado para confirmar o infarto e também pode ser pedido devido a outras causas de lesões no coração, como acontece nos casos de angina e em outras condições em que o coração é agredido, como em casos de covid-19. Um relevante benefício, em um momento muito importante para a saúde de nossa gente".

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários