Junho chegou, só que, desta vez, sem fogueira, quadrilhas nas ruas e comidas típicas. Com o avanço da covid-19 no país, muitos brasileiros têm levado as tradicionais comemorações juninas, como quermesses, para dentro de casa, ou se programam para eventos on-line.
"Dá um aperto no coração não sentir isso de pertinho, pois, para mim, festa junina significa família e amigos", desabafa a secretária de Educação Kelci Tristão de Pádua.
Com a pandemia, a rede municipal de ensino teve que se adaptar para não deixar o período passar em branco. Realizamos a decoração da Escola Municipal Branca de Neve montarmos o cenário de Arraiá Branca de Neve e entregamos kits contendo comidas típicas: Pipoca, Biscoito, Bala Baiana, Maçã do Amor e Bolo de Fubá. Apesar do clima ser diferente das tradicionais quermesses, entregamos lembranças que nos fazem ter a certeza de que tudo passará.
Pais fazem questão de passar sua paixão junina para os filhos. Segundo eles, a experiência de ter a ajuda dos filhos para montar a própria festa fez toda a diferença e tornou o momento mais especial.
"Eu aconselho envolver toda a família na organização, na preparação das comidinhas e na decoração. Aqui, todos ajudaram com muita empolgação e por algumas horas não existia pandemia, somente nós e nossa festa junina. Acho que esses pequenos momentos fazem tudo que estamos vivendo parecer mais leve". sintetiza a nova diretora da Escola Municipal Branca de Neve, Maria Madalena.