Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Ouvidor: Prefeito Cebinha realiza uma gestão de excelência na saúde

Município é avaliado como referência em saúde na região Sudeste

Por Redação, Carlos Duarte em 04/07/2021 às 17:43:22

Com uma equipe preparada e humanizada liderada pela vereadora licenciada e atual secretária de Saúde, Suzana Gomes, o município tem se destacado com diversas ações realizadas, constantemente, com atuação em todas as áreas da saúde pública.

"A saúde é uma propriedade e, nunca foi tão claro esse fato, como nos dias atuais, onde passamos por essa pandemia, onde tantas vidas foram ceifadas e tantas pessoas sofrem debilidades na saúde em decorrência do vírus, mas isso acontece em qualquer outra enfermidade. É importante que o mundo se atente para a importância da saúde se preparar e ter uma atenção especial para que vidas sejam salvas. E é isso que temos o compromisso de fazer em Ouvidor: Colocar a Saúde no padrão de excelência para atender a todos que dela precise", enfatiza Suzana.

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate de Endemias recebendo capacitação em primeiro atendimento em prevenção de acidentes por animais peçonhentos e técnicas de controle pela Secretaria de Estado de Saúde via por meio da Coordenação Regional de Saúde da Estrada de Ferro

Enfrentamento a Covid

Com o objetivo de realizar um trabalho de conscientização no enfrentamento da Covid-19, para isso a equipe de saúde foi as ruas, visitando todos os comércios e empresas para a concientização. O número de pessoas contaminadas voltou a aumentar e isso chamou a atenção para medidas no enfrentamento para a diminuição de casos.


Suzana foi categórica aí colocar que para o enfrentamento a doença é necessário a união de toda população: "É preciso a união e a parceria de todos: dos comerciantes e da população de Ouvidor na atenção com as medidas de prevenção, para que possamos evitar a necessidade de um novo lockdown. A Regional de Saúde Estrada de Ferro apresenta um cenário de calamidade, sendo necessário adoção de medidas mais restritivas que visem à prevenção, controle e a mitigação da covid. Não podemos continuar perdendo vidas para esse vírus".

A secretária de Saúde, Suzana Gomes expondo informações da vacinação ao Coronavírus Covid-19, ações implementadas e aquisição de testes relativo a doença.

Já foram aplicados no município mais de 3.500 doses de vacinas contra a doença. Dessas aproximadamente mil pessoas foram imunizadas por receberam as duas doses e mais de duas mil a primeira dose da vacina, entre as fabricantes: CORONAVC, Astrazeneca, PFizer e Janssen.

"Graças a Deus são 3.540 pessoas que foram vacinadas. Sendo, 2.553 com a primeira dose e 987 com a segunda dose, até o último dia 26/6. Cada nova remessa de vacinas que são aplicadas é uma dose também de esperança para toda a população", comemora a gestora da pasta de saúde.

Testes do "Cotonete", como são conhecidos, capazes de promover um diagnóstico confiável e rápido, já devem chegar nas próximas semanas. Preocupado com a saúde dos ouvidorenses, o prefeito Cebinha Machado Nascimento já havia determinado a compra dos testes semanas atrás. "Esse vírus já tirou a vida de muitos amigos. Temos que enfrentar essa doença com todos os recursos que tivermos disponíveis" disse Cebinha.

Combate a Dengue


Outro vírus que assola e assusta a população e o do Aeds-Egipsi, responsável pela transmissão da dengue que também leva muitas pessoas contaminadas a morte.

Em Ouvidor, mesmo em meio à pandemia da covid-19, as equipes da Vigilância Epidemiológica estão obtendo resultados expressivos no combate à dengue. E graças a esse trabalho, de acordo com dados apresentados pelo Sistema Integrado de Monitoramento da Secretaria de Saúde, desde o início do ano, Ouvidor vem melhorando os resultados no combate à dengue.

"Em março o número de imóveis com foco de Aedes era de 0,77%, em maio esse número diminuiu para 0,22%, o que representa um valor baixo em relação a média nacional. O estudo aponta também o percentual de infestação por setores, sendo: Centro - 0,15%, Jardim JK - 0,21%, Vila Nova - 0,48% e Residencial Cecília com 0,45%", informa Suzana.

Mesmo com os resultados que apontam a diminuição de infestação, a equipe da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica orienta para que toda a população permaneça atenta no combate ao mosquito da dengue.

"Algumas orientações parecem taxativas mais são muito importantes para que não aja proliferação do mosquito e assim aumente o número de contaminados com essa doença que também é muito grave, deixa muitas sequelas no organismo e ceifa muitas vidas. Por isso, fique atento e nos ajude a olhar ao seu redor para que tonéis e caixas d'água e lixeras estejam sempre bem tampados, as calhas sejam matidas sempre limpas, as garrafas devem sempre ser mantidas viradas com a boca para baixo, os ralos devem estar limpos e com a aplicação de telas ou fechados, os vasos de plantas devem ser monitorados com atenção para não armanezar água e caso haja concentração de água, o recepiente deverá ser preenchido com areia", alerta a gestora.

Alerta sobre casos de Sífilis


A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria adquirida através de relações sexuais ou por contato direto de sangue infectado. Uma das principais preocupações é que ultimamente o número de pessoas que adquiriram essa doença tem aumentado bastante, já sendo considerada uma epidemia.

De acordo com o Ministério da Saúde em apenas cinco anos, o número de casos de sífilis aumentou 5.000% de 1.249 em 2010, para 65.878 em 2015. Preocupado com esse número o Ipasgo está participando dessa campanha de prevenção a sífilis, divulgando informações relevantes aos colaboradores e usuários.

Esse aumento no número de casos também foi observado em Ouvidor, onde a Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação com os médicos e enfermeiros da área de Atenção Básica para que uma campanha seja realizada para alertar a população sobre a gravidade da doença, diz a dirigente da pasta:

"Foi ressaltado a importância de alertar a população sobre as Infecções, as Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs, e informar que, além da distribuição de preservativos nas UBSs são realizados os testes rápidos de forma sigilosa. É importante que a população entenda que a Sífilis tem cura, mas precisa ser diagnósticada e tratada para que isso aconteça. Por tanto, as pessoas podem marcar os seus testes, sem nenhum receio".

Plano Municipal de Saúde

Em uma parceria da Prefeitura de Ouvidor através da Secretaria de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde de Ouvidor foi realizado o "Plano Municipal de Saúde" que será implementado entre 2022 e 2025.

O procurador do município Dr. Clelisson Fonseca que participou do evento colocou sobre o porquê da elaboração do PMS:

"O plano consiste no levantamento de informações e elaboração de análise da situação da saúde no município, com o desenvolvimento de ações estratégicas e diretrizes que vão nortear os objetivos e metas dessas ações nos âmbitos da atenção, gestão e vigilância da saúde para os quatro anos seguintes".

Fonte: Com informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouvidor

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários