Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Anhanguera: Gestão Marcelo Paiva reinaugura a Biblioteca Pública Municipal Eurípedes Monteiro de Oliveira

Por Redação, Carlos Duarte em 25/07/2021 às 16:47:50
O prefeito Marcelo Paiva, a secretária de Educação Flávia, a filha do patrono - Suellen, Murilo Paiva, 1ª dama Susana e Gabriel Miranda em momento de homenagem a Euripedes Monteiro de Oliveira

O prefeito Marcelo Paiva, a secretária de Educação Flávia, a filha do patrono - Suellen, Murilo Paiva, 1ª dama Susana e Gabriel Miranda em momento de homenagem a Euripedes Monteiro de Oliveira

Um dos mais importantes símbolos da cultura de Anhanguera, a Biblioteca Pública Municipal Eurípedes Monteiro de Oliveira foi entregue na manhã deste último sábado (24/7), em solenidade com a presença de autoridades anhanguerinas.


O espaço estava praticamente desativado deixando a história se perder no tempo, mas na gestão do prefeito Marcelo Paiva e da secretária de Educação e Cultura, Professora Flávia Cristina de Miranda, agora a Cultura volta ter seu berço resgatado, com a reativação e reestruturação da Biblioteca Municipal Eurípedes Monteiro de Oliveira.


De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Flávia de Miranda, é com gratidão e muito orgulho que recebemos toda a comunidade nesta manhã que ficará marcado em minha memória. Agradeço ao prefeito Marcelo Paiva o apoio, a confiança em mim depositada e a responsabilidade de reinaugurar este espaço, lugar em que passei a minha infância, adolescência até a minha formação de Técnica em Magistério. Lugar que tenho grande apreço e histórias infindáveis. Esse espaço contará com acervo de leituras variadas e pesquisa, além de um arquivo de documentos sobre o nosso município que está em projeto. Em um futuro muito próximo teremos espaços para estudo em grupo e individual para os usuários e além disso computadores para acesso e pesquisas na internet. Nosso acervo está desatualizado, mas estamos trabalhando desde de o mês de maio para renovação do mesmo e integrarmos o mesmo a disposição da comunidade.


"Era preciso uma preocupação maior com os bens culturais de Anhanguera. Por isso, a readequação era tão importante, já que a Biblioteca Pública Eurípedes Monteiro de Oliveira agora ganha uma estrutura capaz de atender melhor os cidadãos, se tornando um espaço cultural diverso com acervo de qualidade e quantidade. Trabalharemos para mudar a conceituação de nossa biblioteca. Buscaremos ser uma fonte preparada para atender todo o tipo de público, com responsabilidade de garantir e facilitar o acesso as manifestações do conhecimento e da atividade intelectual. Desta forma, vamos para contribuir na formação de uma sociedade mais justa, com oportunidades iguais de acesso as informações" completa Flávia Miranda.


Falando em nome da família do patrono que dá nome ao acervo, a Professora Cláudia de Fátima França disse da alegria na celebração de reestruturação da Biblioteca Municipal Eurípedes Monteiro de Oliveira, na qual teve o privilegio em 2001, enquanto secretária municipal de Educação de ter sido a mentora que realmente fez com que o projeto se tornasse realidade juntamente com o gestor da época. A educadora lembra um pouco da biografia do homenageado que foi um menino pobre e sonhador, que mudou-se para a capital ainda jovenzinho em busca da realização de seus objetivos. Estudou e formou-se em direito, exercendo assim a advocacia com esmero. Constituiu família e trabalhou em grandes em empresas na capital goiana, dentre elas, a Assembleia Legislativa de Goiás e também sendo presidente da Metago. Porém, o seu coração o trouxe de volta a Anhanguera, aonde a convite do então prefeito, João Dias Batista, foi seu secretário municipal de Administração e Assessor Jurídico do Município. Também constituiu família aqui, tendo Suellen Janaína como sua filha. Eurípedes Monteiro de Oliveira era amante dos livros, tinha sempre boas histórias para contar, eternizando o seu nome nesta biblioteca. Cláudia disse também que era frequentadora assídua da Biblioteca Municipal, enquanto jovem estudante fez parte deste grupo de estudos na época coordenada pela servidora Maria Marlene Vieira dos Santos, que nos dava estimulo a ler, tornando assim uma leitora. Mais tarde já como Secretária de Educação tive a alegria de proporcionar um espaço de convivência de aprendizagem e conhecimento, sem a tecnologia que hoje temos. O espaço era o ponto de encontro das crianças, jovens e adolescentes e usuários assíduos como Rodrigo de Faria, Nivaldo Viera dos Santos dentre outros que eram assíduos e devoradores da leitura. Durante um longo período a Biblioteca esteve na Avenida Belchior de Godoy aonde hoje é a Câmara Municipal de Vereadores, e depois funcionava no prédio onde hoje é o CRAS.


Cláudia relembra que no segundo semestre de 1997, próximo a celebração do aniversário da cidade, a 1ª Exposição de Fotografias de Anhanguera, sendo uma ação conjunta de pesquisa junto a comunidade em anos sequentes, momentos de reencontro e memória para a cidade.


"Este espaço cultural na gestão anterior teve danos, ficando a cultura esquecida e engavetada, transferiram a Biblioteca Municipal para o Colégio Estadual Adelino Antônio Gomide. Jamais uma instituição pública denominada, inscrita e registrada no Sistema Nacional das Bibliotecas poderia ter sido abandonada dessa forma. Depois, a Biblioteca veio para uma sala aonde os livros e seus acervos ficaram jogados em condições precárias durante estes últimos anos, destruindo assim uma parte de nossa história. "Queridos anhanguerinos, nós podemos encontrar tudo na internet, mas em um livro podemos viajar no mundo da história, conhecimento e vivenciar a leitura em nossas vidas com maior intensidade. O aprendizado da contação de história é que traz o seu interesse de ser um grande leitor e demais formadores de profissionais. Aqui hoje não é um amontoado de livros como fizeram, aqui bate o coração da cultura e história da cidade e do município de Anhanguera. Quem é educador sabe a importância deste dia de hoje, quem é pai e mãe têm que ter esta compreensão e os seus administradores tem que estar junto. Parabenizo a você prefeito Marcelo Paiva e a professora Flávia por este resgate a nossa história".


Os parlamentares presentes Celmar Cardoso, Welton Silva e o presidente da Câmara Gabriel Miranda Barbosa disseram em suas falas que a gestão tem resgatado a valorização da história da cidade ao reativar espaços para a comunidade e toda a população anhanguerina.


O escritor e Padre Murah Peixoto Vaz disse ser um amante da leitura, um assíduo frequentador da Biblioteca João Veiga de Ipameri, aonde desbravou muito os seus conhecimentos e encorpou em sua vida, e sintetizou a sua fascinação e paixão por ler livros que transforma e alimenta. Na oportunidade realizou a benção do espaço em Anhanguera.


O prefeito Marcelo Paiva sintetizou "investiremos em educação, para que possamos ter uma cidade mais justa e preparada. A reativação da biblioteca é muito importante. É fundamental para que as crianças leiam, que a comunidade tenha acesso a livros, jornais e revistas. Sem incentivo à cultura, não vamos a lugar nenhum", pontuou Paiva.


No momento de homenagem a Professora Flávia Miranda e o prefeito Marcelo Paiva entregaram Certificado de Leitores Exclusivos aos cidadãos Rodrigo de Faria, Sebastião Nivaldo Vieira dos Santos e Osvaldo de Aguiar – representando pela sua esposa Rosângela Aguiar. "A leitura é a coisa mais importante que o ser humano possui, é gratificante e ajuda demais ao conhecimento." Disse o senhor Rodrigo ao receber o certificado.


O jovem Murilo Paiva dando exemplo fez doação de coleção de livros ao acervo da Biblioteca, obras do escritor Edmar Cesar como: Estrada de Ferro de Goyas – As Fitas de Aço da Integração, dentre outras de sua autoria.


Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários