O momento pede uma atenção especial sobre a pandemia que assola o mundo com o vírus do novo coronavírus. No entanto, há um outro vírus conhecido no país e ceifa muitas vidas, também na nossa região. Diante disso, a equipe da Vigilância Epidemiológica continua dedicando atenção especial ao combate do aeds-egipsi, o mosquito vetor do vírus da dengue.
Novos dados estão sendo mapeados mensalmente e apresentados pelo Sistema Integrado de Monitoramento da Secretaria de Saúde. E os resultados vem sendo favoráveis, de acordo com a secretária de Saúde Suzana Gomes: "Desde o início do ano, Ouvidor vem melhorando os resultados do combate à dengue. Em junho o número de imóveis com foco de Aedes era de 0,22%. Já no mês julho, esse número diminuiu para 0,06%, o menor índice do ano. Isso é sinal de que a união de esforços entre o trabalho dos agentes e os cuidados da população, está surtindo efeito, comemora.
O SIM ainda destacou o percentual de infestação por bairros, sendo: Centro - 0,05% e Jardim JK - 0,10%.
Suzana ressalta que apesar dos crescentes bons resultados, a importância de cuidados básicos não podem deixar de ser tomados, pois são fatores que podem fazer a diferença no combate a segue: "Sabemos que fica até repetitivo, mas vale apena ressaltar a importância de cuidados básicos no nosso cotidiano que fazem a diferença no combate a essa doença que é cruel e que, continua aí, fazendo muitas vítimas, inclusive, fatais. Portanto, entre os cuidados: tampe os tonéis e caixas d'água, mantenha as calhas sempre limpas, deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo, mantenha lixeiras bem tampadas, deixe ralos limpos e com aplicação de tela e limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia".