A Secretaria Municipal da Educação de Goiandira realizou, na última quinta-feira (02/09), e sexta (03/09), à aplicação da Avaliação da Fluência em Leitura para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Santa Maria Goretti, seguindo todos os protocolos de biossegurança a Covid-19. O objetivo da avaliação é aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.
A avaliação da fluência visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. Além disso, o estudante pode ter de responder questões sobre o conteúdo do texto que leu.
A fluência pode ser entendida como um conjunto de habilidades que permitem uma leitura sem embaraço, sem dificuldades em relação ao texto. Envolve questões tanto ligadas à composição do texto quanto à competência do leitor, isto é, uma boa interação entre esses elementos é que pode garantir que a leitura seja fluente.
Após a aplicação da avaliação e divulgação dos resultados, será possível identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem o processo de alfabetização.
Avaliação da Fluência da Leitura
A Avaliação da Fluência em Leitura é uma das ações previstas no Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) 2021, instituído pelo Estado de Goiás a partir do Pacto pela Aprendizagem, que é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.
Com imagens da Master Vídeo Filmes