Sistema FAEG-Ao seu lado sempre que precisar
Mosaic Da Mina ao Campo Dez 21 - 2

Sebrae Goiás promove 1º Encontro Estadual dos Prefeitos - Cidade Empreendedora

Por Redação, Carlos Duarte em 22/10/2021 às 23:08:51

Na manhã desta última quinta-feira (21/10), em Goiânia, mais de 170 prefeitos goianos participaram do 1º Encontro Estadual de Prefeitos – Cidade Empreendedora, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), em parceria com a Federação Goiana de Municípios (FGM) e Associação Goiana de Municípios (AGM),
A participação dos convidados ocorreu de forma híbrida, com transmissão pelo canal do Youtube do Sebrae. Presencialmente, estavam na sede do Sebrae, os prefeitos de Goiânia, Rogério Cruz; de Goianira, Carlão da Fox; de Campos Verdes, Haroldo Naves; e de Sanclerlândia, Itamar Leão. Os chefes dos executivos municipais foram recebidos pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Ubiratan da Silva Lopes, pelo Diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick; e pelos Diretores do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, João Carlos Gouveia e Marcelo Lessa.
O Diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, disse que, por meio de políticas públicas voltadas para o fomento das pequenas empresas, as parcerias do Sebrae com os municípios goianos serão ampliadas.

"Neste encontro tivemos uma representatividade de prefeitos à altura da importância que dos projetos e serviços que o Sebrae oferece e, neste momento de retomada da economia, podemos fortalecer cada vez mais o desenvolvimento local, de forma efetiva", explicou.
Antônio Carlos reforçou que o Sebrae está junto com os municípios fomentando o empreendedorismo no Estado. "Tenho a convicção que juntos será mais fácil. Estamos à disposição, presente nos 246 municípios, para acompanhar cada etapa da evolução desses projetos", pontuou. Ele também apresentou um panorama do empreendedorismo no Estado, destacando as principais potencialidades goianas.

O evento contou a com a abertura do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes, que foi enfático ao dizer que o Sebrae não quer só a retomada das atividades econômicas do Estado e em nível nacional. "Nós queremos manter o nível de crescimento econômico que tínhamos ou que possamos ter num futuro próximo", destacou. Ubiratan também se antecipou à apresentação do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e disse que não pode haver competição entre prefeitos, mas parcerias entre todos em prol de um objetivo conjunto.

Prefeitos

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz destacou que Goiânia por ser a Capital tem todos os olhares voltados para ela, e isso aumenta a responsabilidade dele como chefe do executivo municipal, em fazer mais e melhor. Destacou o aniversário da Capital, que completa 88 anos no próximo dia 24 e as entregas que têm feito para a população. Para as empresas, ressaltou a redução de impostos para as empresas dos setores de eventos e entretenimento tão impactados pela pandemia. "Estamos fazendo um trabalho para que possamos ser um bom exemplo. Nós temos que mostrar bons serviços, uma expectativa positiva, porque quando crescemos, fazemos isso juntos e ajudamos o Estado a crescer", completou.

Presentes no evento, os prefeitos Itamar Leão, de Sanclerlândia, e Haroldo Naves, de Campos Verdes, que foram os primeiros dois vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor contaram a trajetória de sucesso que fez com que cada um, fosse campeão.

Mais que isso, como fizeram de cidades carentes, sem grandes perspectivas, pólos de crescimento e modernidade. "Fiz e faço na cidade uma gestão empreendedora e não uma gestão provedora. Procuro pagar todas as contas e salários do município em dia e ofereço oportunidades para quem quer trabalhar e produzir. Transformei a gestão em um trabalho segmentado, para assegurar direitos e não benefícios", destacou Haroldo Naves.

Já o prefeito Itamar Leão, que foi o primeiro prefeito goiano a vencer o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2001, disse que foi emocionante e transformador. "Meu maior sonho era transformar a vida das pessoas e consegui fazer muito por Sanclerlândia. Acredito que o prefeito é a cara do município e também acredito na máxima, menos política e mais gestão, menos assistencialismo e mais empreendedorismo e assim Sanclerlândia segue como um dos melhores municípios para se viver em Goiás", disse o prefeito que convidou a todos para visitarem sua cidade.

Também estavam no auditório prefeitos de vários municípios, dentre eles, Carlos Alberto Andrade Oliveira (Carlão da Fox), prefeito de Goianira e Presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), e o já citado prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves que também é presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM).


Representando o governador do Estado Ronaldo Caiado, o secretário de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que o engajamento do prefeito como líder municipal e como apoiador das micro e pequenas empresas, é essencial para a retomada da economia, geração de empregos, renda e maior desenvolvimento para o município, Estado e País.

Prêmio

O Diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, veio até Goiânia para apresentar a XI edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, cuja etapa goiana começou hoje com o lançamento e vai até 29 de abril de 2022, quando haverá a divulgação dos finalistas em âmbito estadual. Em nível nacional, o grande vencedor será divulgado até dia 27 de maio de 2022.

Bruno Quick, disse que Goiás tem um conjunto de vocações muito amplo, que vai da inteligência artificial à força do agronegócio. De forma que o 1º Encontro de Prefeitos é muito marcante, pois reforça o trabalho desenvolvido nacionalmente de atuar nos territórios. "Essa parceria do setor público trazida nas diversas ações propostas para serem desenvolvidas pelo Sebrae Goiás, é muito importante", evidenciou. Ele disse que o vínculo histórico que Goiás tem com o prêmio, junto a outros projetos se trata de uma estratégia muito bem articulada. "É uma ocasião muito especial e para o Sebrae Nacional é muito importante estar junto, conhecendo e apoiando estas iniciativas", destacou.

Os analistas do Sebrae Goiás Elaine Moura, Andrey Azeredo e Allan Máximo detalharam as etapas dos programas Cidade Empreendedora e apresentaram produtos e serviços que o Sebrae tem a oferecer para as pequenas empresas, para os empreendedores e para as prefeituras, além de demonstrar como a gestão integrada entre poder público e iniciativa privada pode ser a receita para garantir o sucesso.

Encerramento

O encerramento do encontro foi feito pelo diretor técnico Marcelo Lessa e pelo diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia. Lessa destacou que o cronograma dos próximos encontros de prefeitos será regionalizado e de forma presencial, para melhor definição das pautas e estratégias de ação.

O diretor de Administração e Finanças, João Gouveia agradeceu a presença de todos, reforçou a importância da participação de cada um para o êxito dos trabalhos e convidou os munícipes a registrar seus projetos na premiação com convicção e vontade de fazer melhor. "Não estou fazendo o encerramento, mas acredito que este é o começo de tudo", finalizou.

Comunicar erro
Saneago
Campanha Coronavirus Ipameri
FGM Institucional

Comentários