Camara Municipal de Cumari Institucional
Sistema FAEG-Ao seu lado sempre que precisar
Dengue Caldas Novas Abril 2022

Catalão: Vanderlan e Milton Ribeiro participam da inauguração da Moradia Universitária do Cerrado e da Usina Fotovoltaica da UFCAT

Por Redação, Patrícia Pinheiro em 22/11/2021 às 17:04:08

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), acompanhado do ministro da Educação Milton Ribeiro, participou da inauguração da Moradia Universitária do Cerrado e da Usina Fotovoltaica da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), nesta segunda-feira (22/11).

Para Vanderlan, que foi coordenador dos trabalhos, no Senado Federal, que culminaram na independência administrativa e financeira das Universidades Federais Supernovas, a UFCAT tem muito a comemorar.

"Hoje a UFCAT, assim como as demais universidades supernovas, consegue funcionar de forma independente e autônoma, com orçamento próprio, gerando assim, emprego e renda para a região. Nosso caminho para chegar até aqui foi longo. Iniciamos em 2019 com as primeiras reuniões no MEC para solicitar o desmembramento de sua universidade mãe, a UFG, até chegar na sanção da Lei Nº 180/2020, oriunda do Projeto de Lei 166/2020, de autoria do deputado federal José Nelto, que possibilitou a contratação dos cargos e funções para as universidades".


Vanderlan parabenizou a reitora Roselma Luchesse pela inauguração das duas novas unidades e visitou o curso de medicina da UFCAT. "É muito importante a Universidade ter o seu orçamento próprio, pois hoje já estamos aqui discutindo a construção do prédio que abrigará o curso de medicina, uma obra de R$ 12 milhões que terá a ajuda de todos nós", disse o senador.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou sobre a parceria do Senado Federal com o MEC. "Nós temos grandes parceiros no Senado Federal e o senador Vanderlan é, sobretudo, um grande parceiro nosso. É um homem que olha muito para educação. Está sempre presente mostrando que uma das grandes pautas dele, que pulsa em seu coração, é a educação e essa é a nossa parceria", disse o ministro.

A reitora Roselma Luchese agradeceu o senador Vanderlan por abraçar a luta da Universidade. "Somos seis reitores aqui hoje muito gratos por toda colaboração e empenho do senador em nos ajudar a conquistar a nossa autonomia. Muitas benfeitorias já estão sendo feitas e muitas outras virão", falou.

Usina Fotovoltaica


A usina fotovoltaica inaugurada nesta segunda-feira tem 317 KWp de capacidade e produzirá 32 mil KWh/mês com quatro subsistemas, distribuídos entre os Campus I e II. Esse volume de energia teria a capacidade para abastecer 160 residências de porte pequeno a médio ou manter 133 mil lâmpadas LED em iluminação pública. O percentual médio de economia previsto é de 49%

Moradia Universitária do Cerrado

A Moradia Universitária do Cerrado, um projeto conduzido em conjunto pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal de Goiás (UFG), é um complexo que irá atender os estudantes que moram fora do município e estudam na Universidade.

O complexo é composto por dois edifícios de apartamentos, de 4 pavimentos cada, um estacionamento para 26 carros, um campo de grama para prática de esportes, um quiosque para socialização, e uma área aberta com funcionalidade urbana ainda a definir em projetos urbanísticos futuros.

Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação do Senador Vanderlan Cardoso

Comunicar erro
Dengue Governo de Goias 2022
Dengue Caldas Novas Abril 2022 728 x90

Comentários

Convite Camara de Goiania Abril 2022