Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Seca e altas temperaturas no Sul do Brasil reduzem estimativa da produção de soja para 134,2 milhões de toneladas

Principais regiões produtoras, a serem percorridas pelo Rally da Safra, apresentam cenários distintos, com boas expectativas para Mato Grosso, Goiás, Norte do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e MAPITO-BA - enquanto o Sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul acumulam perdas irreversíveis

Por Redação, Ana Carolina Silveira em 13/01/2022 às 17:59:35
Técnicos do Rally da Safra avaliam lavoura de soja Rally da Safra Foto: Eduardo Montsou

Técnicos do Rally da Safra avaliam lavoura de soja Rally da Safra Foto: Eduardo Montsou

Com a expectativa de encontrar as principais regiões produtoras brasileiras em duas situações bem distintas, o Rally da Safra 2022, maior expedição técnica do agronegócio brasileiro, iniciou a avaliação das lavouras no domingo, 9 de janeiro. Em parte do país, formada pelo Mato Grosso, Rondônia, Norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o MAPITO-BA, a soja mantém excelentes condições, porém os produtores temem o risco de que o excesso de dias chuvosos e nublados prejudique o peso e a qualidade dos grãos.

Já na metade mais ao Sul do Brasil, a falta de chuva e as altas temperaturas desde o fim de novembro causaram perdas irreversíveis ao potencial produtivo das lavouras no Paraná, Sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os problemas foram suficientes para reduzir a estimativa de produção para 134,2 milhões de toneladas, 7% abaixo das projeções pré-plantio, que eram de 144,3 milhões de toneladas. A área plantada é estimada em 40,7 milhões de hectares – 5% maior que a safra passada. Um aspecto importante: é preciso que volte a chover nessa parte do país para que os problemas não continuem se agravando. A produção atualmente projetada é 2,95 milhões de toneladas inferior à da safra 20/21. "Os problemas climáticos impedem uma terceira safra recorde consecutiva, depois de 19/20 e de 20/21", diz André Debastiani, coordenador do Rally da Safra. A produtividade média de soja do Brasil para a safra 21/22 é estimada em 55 sacas/hectare, a menor desde a safra 15/16 quando o Brasil registrou 49,3 sacas/hectare.

É um início de ano frustrante, diante do bom início da safra. A semeadura foi a mais acelerada da história, superando a de 18/19, puxada pela regularização antecipada das chuvas em importantes regiões produtoras.

Boa parte das perdas acumuladas se concentra nas lavouras de soja precoce (semeadas na segunda quinzena de setembro e na primeira de outubro), situadas nos estados afetados pela estiagem. Por isso, as maiores perdas estão no Oeste do Paraná, com redução da estimativa de produtividade média no estado para 45,0 sacas por hectare, 26% abaixo dos resultados da safra anterior.

Há perdas significativas também no Rio Grande do Sul, cuja produtividade agora é prevista em 48,0 sacas por hectare, queda de 17% sobre 20/21. A falta de chuva e as altas temperaturas prejudicaram boa parte da soja no período crítico de florescimento, aumentando o abortamento de flores e diminuindo o potencial da safra.

O Mato Grosso do Sul é um caso à parte: a seca na região Sul baixou a estimativa do estado para 48,5 sacas por hectare, 17% inferior à safra anterior, embora as lavouras do Norte estejam em excelentes condições, com possibilidade até de superar o recorde. "Um aspecto importante a considerar é que, em todas as regiões mais afetadas pela estiagem, é preciso que a chuva regularize o quanto antes para evitar que os prejuízos aumentem", afirma Debastiani.

As primeiras regiões problemáticas que o Rally da Safra 2022 irá avaliar serão o Oeste/Norte do Paraná, percorridos de 16 a 22 de janeiro, num trajeto que passará por Maringá, Cascavel, Toledo, Palotina, Goioerê e Campo Mourão. Será uma oportunidade para avaliar de perto os estragos causados pela estiagem e regionalizar as perdas entre as distintas regiões do estado.

Expectativa de boa safra no MT

Nesta primeira semana de Rally, os técnicos estão percorrendo o Médio-Norte e o Oeste do Mato Grosso – onde a expectativa ainda é de uma boa safra. A projeção de produtividade para o estado é de 60,0 sacas por hectare, 4% acima de 20/21, mas os efeitos da baixa luminosidade, do excesso de umidade sobre o peso e a qualidade dos grãos e durante a colheita podem limitar o bom resultado. "É algo que as equipes do Rally estão buscando avaliar no campo, seja na coleta de amostras, seja no levantamento de dados sobre as primeiras áreas colhidas", diz Debastiani.

São boas também as condições das lavouras de soja em Minas Gerais (com produtividade esperada de 63,0 sacos por hectare, 1% acima de 20/21), Goiás (62,6 sc/hectare, 2% de aumento), MAPITO (55,7 sc/hectare, 1% de aumento) e na BA, que, apesar de apresentar uma redução de 5% em relação a safra recorde passada, tem a produtividade estimada em 63,5 sc/hectare. A confirmação desses resultados dependerá do clima até a colheita que, em algumas regiões, começa a ser atrapalhada pelo excesso de chuva.

A etapa de avaliação de soja do Rally da Safra 2022 contará com 17 equipes. Ao longo do roteiro está prevista a realização de um evento regional para produtores em Luís Eduardo Magalhães/BA, em 10 de março. A última equipe desta etapa encerra os trabalhos em 27 de março, após percorrer o Oeste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Milho segunda safra

A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrem o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no Sudeste e Leste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.

A perspectiva atual é que, devido em boa parte ao plantio acelerado da safra de verão, a segunda safra seja implantada num calendário excelente. A produção prevista é de 94,8 milhões de toneladas, um crescimento de 56% sobre a safra anterior, marcada por uma significativa quebra de safra devido aos problemas climáticos. A área plantada é projetada em 15,7 milhões de hectares, com crescimento de 7% sobre a safra anterior.

Entre abril e maio, quatro equipes do Rally serão dedicadas a visitas a produtores e eventos regionais, inicialmente agendados para ocorrerem em Não-Me-Toque/RS (12/04), Cascavel/PR (19/04) e Rio Verde/GO (03/05).

Mais de 80 mil quilômetros deverão ser percorridos em 11 estados durante a 19ª edição do Rally da Safra. A expectativa é coletar 1600 amostras em campo. Organizada pela Agroconsult, a expedição técnica tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais


Fonte: Com Informações da Carol Silveira Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários