Por três horas e meia, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, foi ouvido pela Comissão Mista que acompanha e fiscaliza os gastos relacionados à Covid-19 no Brasil, nesta segunda-feira (11). A audiência remota serviu para que o dirigente explicasse quais as providências a instituição está tomando para efetuar o pagamento do auxílio emergencial aprovado pelo Congresso sem causar transtornos à população além de outros assuntos de interesse público.
Um dos seis senadores membro-titular da Comissão, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) fez um apelo ao presidente da CEF quanto a finalização da negociação dos juros das dívidas das Santas Casas de Goiânia e Anápolis, iniciadas pelo parlamentar goiano ainda em 2019. "As Santas Casas estão trabalhando mais do que nunca nesta pandemia e precisam de recursos, pois já vinham funcionando à míngua", disse Vanderlan ao presidente.
As Santas Casas têm sido parte da dedicação do senador à Saúde. Além de emendas parlamentares no valor de 4,5 milhões (Goiânia, Anápolis e Catalão), Vanderlan refez os cálculos dos juros das dívidas das instituições, em Anápolis e Goiânia. "Só em Anápolis conseguimos encontrar uma redução anual de R$ 3.575.566,08. Em Goiânia, nossos cálculos podem reduzir a dívida em cerca de 5 milhões por ano", explicou.
O presidente da CEF garantiu que essa semana a instituição dará uma resposta satisfatória para que essas instituições tenham esse alívio nas contas. Essa foi a quinta reunião da Comissão Mista de Acompanhamento da Covid-19, criada no Congresso Nacional para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à pandemia causada pelo coronavírus. "Nosso principal papel é fazer com que os benefícios cheguem de fato a quem precisa e para que o dinheiro público seja aplicado com zelo e responsabilidade", ressalta o senador.
Além do presidente da Caixa Econômica Federal, a Comissão já recebeu os ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Cidadania). O próximo será o economista Mansueto Almeida, primeiro idealizador do projeto de socorro aos Estados e Municípios. O senador Vanderlan Cardoso também teve requerimento aprovado para a participação do novo ministro da Justiça, André Mendonça, em data ainda a ser marcada.
Na reunião desta segunda, 11, o presidente da Caixa foi cumprimentado pelos senadores por ter conseguido reduzir as filas, pedido feito também ao ministro Paulo Guedes. "Temos de reconhecer quando o esforço tem resultado. As filas foram reduzidas drasticamente e o presidente prestou contas com muita transparência aqui hoje", relatou o senador Vanderlan.