A Prefeitura de Cristalina informou, nesta última terça, 1° de março, que a água utilizada na cidade não corre risco de contaminação após o vazamento de defensivos agrícolas. O acidente aconteceu no quilômetro 118 da BR-050, no perímetro do Distrito de Domiciano Ribeiro, pertencente ao município de Ipameri.
A Secretaria de Saúde informou também que o abastecimento de água em Cristalina é feito por poços tubulares sem ligação com o acidente e os cursos de água que passam pelo local. A informação foi confirmada pela Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), por meio das redes sociais.
O processo de avaliação da água contou com a participação do coordenador de Vigilância, Flávio Meireles, que esteve no local acompanhando os trabalhos da Polícia Ambiental. Também estiveram presentes o coordenador de tráfego da Eco050 Rodovias e seguranças da empresa responsável pelo transporte dos defensivos agrícolas. O produto se espalhou por cerca de 30 metros do local do acidente.
O que diz a transportadora
Segunda a empresa responsável pelo transporte dos produtos, a carga foi transferida para outra carreta e foi realizada a contenção do canal atingido pelos produtos. Um caminhão da empresa ainda recolheu os resíduos que escorreram para que não houvesse nenhum dano ao meio ambiente.
A recomendação, porém, é para que, quem tem propriedade próxima ao canal onde houve o derramamento - do quilômetro 118 até ao 124 da BR - não deve utilizar a água e nem dar aos animais até que seja concluída a análise.
Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cristalina