Comunidades do Assentamento PA Três Barras, em Cristalina (GO), foram beneficiadas com equipamentos e materiais de irrigação para hortas e pequenas lavouras de cultivo na última semana. Segundo autoridades presentes na entrega dos equipamentos, a dificuldade para o cultivo de plantas e hortaliças se arrastava por 25 anos.
"Com certeza esse projeto de Três Barras que vem se arrastando há 25 anos gerou muito transtorno para a comunidade e resolver este problema para o governo do estado, para a Prefeitura de Cristalina, para o Governo Federal e para a Associação, foi fundamental trazer a oportunidade de eles poderem utilizar esse material para irrigar e produzir. Então quero agradecer o prefeito de Cristalina Daniel do Sindicato, a Câmara de Vereadores e toda a Associação de Três Barras por quererem e resolverem isso que se arrastava por tantos anos", disse o Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Freitas de Mendonça.
Na entrega dos equipamentos, o prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz - o Daniel do Sindicato, classificou a data como "histórica" para a cidade, para o estado de Goiás e para o Brasil.
"Esse problema das Três Barras era um calo no sapato, eram R$ 200 milhões para se devolver e um custo mensal de R$ 25 mil reais que o governo arcava com a segurança desse material", explicou.
Ainda assim, o produtor não tinha acesso aos materiais, situação que foi revertida após o empenho da Prefeitura, Governo de Goiás, Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Associação do assentamento.
"Em uma força de tarefa junto com a Câmara Municipal de Cristalina, aprovamos uma lei e assinamos o termo de doação e entregamos esse material para os produtores através da Associação das Três Barras. Agora eles vão pegar esse material, vão irrigar suas hortas, suas pequenas lavouras, e temos compromisso do MDR e da Secretaria de Agricultura do estado de ajudar nas outorgas, e estamos resolvendo um problema de mais de 25 anos, daqui para frente é uma nova história sobre esse fato dos Três Barras", completou o gestor cristalinense Daniel do Sindicato.
Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cristalina