Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goiânia: Gestão Rogério Cruz assegura políticas públicas e serviços destinados às mulheres nos setores de saúde, assistência social e segurança econômica

Goiânia Sempre Rosa, Renda Família +Mulher, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), Movimento Um Novo Ciclo, Centro de Referência Cora Coralina, Abrigo Sempre Viva, Secretaria da Mulher +Saúde e Observatório Municipal da Mulher são projetos voltados para acolhimento e proteção ao segmento

Por Redação, Carlos Duarte em 08/03/2022 às 23:44:16
Prefeitura de Goiânia assegura políticas públicas e serviços destinados à mulher nas áreas da saúde, assistência social e segurança econômica

Prefeitura de Goiânia assegura políticas públicas e serviços destinados à mulher nas áreas da saúde, assistência social e segurança econômica

O Dia Internacional da Mulher é celebrado neste 08 de março, e a Prefeitura de Goiânia destaca serviços, projetos e políticas públicas formuladas especificamente às goianienses. Ações contemplam setores da saúde, assistência social e segurança econômica.

São os seguintes os programas destinados às mulheres da capital: Goiânia Sempre Rosa, Renda Família +Mulher, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), Movimento Um Novo Ciclo, Centro de Referência Cora Coralina, Abrigo Sempre Viva, Secretaria da Mulher +Saúde e Observatório Municipal da Mulher.


A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), voltada exclusivamente às goianienses, tem ações nas áreas da saúde, assistência social e direitos humanos; atua no atendimento a vítimas de violência, e oferta capacitação e provimento de renda.

Saúde


O Goiânia Sempre Rosa foi lançado em outubro de 2021, em celebração ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização acerca da prevenção e tratamento do câncer de mama. Entretanto, o programa foi instituído enquanto política pública e, desta forma, projeta atividades na Rede de Atenção à Saúde durante todo o ano.

"A prevenção e tratamento do câncer de mama não se restringem ao mês de outubro. Por isso, qualificamos os profissionais da rede de atenção quanto à saúde mamária das goianienses em todos os níveis de atenção; ou seja, primária, secundária e terciária", explica o prefeito Rogério Cruz.

O programa aprimora protocolos e fluxos de atendimento às pacientes. "Assim, conseguimos otimizar o tempo para realização de mamografias e ultrassonografias de mama, o que possibilita o tratamento ágil em caso de detecção da doença", esclarece Cruz.

A goianiense também encontra atendimento na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI). A unidade acolhe mulheres e bebês residentes na capital e no interior que necessitam de apoio por período específico para finalizar tratamentos ambulatoriais na maternidade.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, explica que "são dez leitos disponíveis no espaço. Além disso, 30% são exclusivos para mães com recém-nascidos internados na UTI Neonatal da unidade".

Direitos Humanos

Uma parceria com o Colégio Arena e a Promillus promove o Movimento Um Novo Ciclo, que mobiliza a comunidade, pessoas jurídicas, organizações não governamentais e entidades públicas na defesa da dignidade e contra os estigmas sociais da menstruação.

A iniciativa é fruto da Campanha de Dignidade Menstrual, iniciada no mês de agosto, cuja proposta é combater a pobreza menstrual com arrecadação e doação de coletores menstruais; além de construir políticas públicas para educação, distribuição gratuita e inserção desses itens na cesta básica.

O movimento já atendeu a mais de 800 mulheres goianas com a distribuição de absorventes e coletores menstruais.

Políticas Públicas para Mulheres

O Renda Família +Mulher é um programa destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia de Covid-19. Lançado em outubro do ano passado, o benefício permite o pagamento de R$ 1.800,00 dividido em seis parcelas. Mais de 9 mil mulheres foram contempladas.

Inscrições para a nova etapa se encerram no dia 31/03, e a expectativa é de que 12 mil goianienses sejam atendidas. "Assim como o IPTU Social e outras iniciativas, a prefeitura faz o que pode para diminuir o impacto da pandemia e do desemprego sobre a renda dos goianienses", salienta Rogério Cruz.

Pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), a mulher goianiense tem acesso a atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais no Centro de Referência Cora Coralina, além de acolhimento a denúncias. A Casa Abrigo Sempre Viva, por sua vez, acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em casos de ameaça e risco de morte. A unidade funciona 24 horas por dia com capacidade para abrigar 50 mulheres.

Na atual gestão, foi criado o Observatório Municipal da Mulher, em convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com a finalidade de coletar dados que possibilitem a formulação de políticas públicas específicas para a mulher.

A Secretaria da Mulher +Saúde nos bairros é uma ação itinerante que leva atendimento especializado a mulheres de diferentes regiões da capital. Ainda no âmbito da SMPM, são oferecidos cursos de capacitação, o que será ampliado com inauguração do Centro de Formação Consuelo Nasser.

O espaço de 300 metros quadrados dispõe de sala de informática e TVs de projeção para aulas presenciais ou em forma EAD. A secretária de Políticas para Mulheres, Tatiana Lemos, explica que "a capacitação em cursos como de assentamento de cerâmica, no qual temos até turmas formadas, possibilita a autonomia de mulheres que vivem em ciclos de violência pela dependência financeira do agressor".

O Programa Vida Ativa, desenvolvido pela Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetul) tem 22 unidades de lazer que oferecem ginástica, natação, dança, dentre outras atividades.

"Uma sociedade evoluída é aquela em que a mulher se sente segura e respeitada em todos os âmbitos. Ainda que haja muito a avançar, reafirmamos nosso compromisso com a formulação de políticas públicas que garantam equidade e uma cidade cada vez mais justa e inclusiva", destaca Rogério Cruz.






Fonte: Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club