O prefeito Rogério Cruz inaugurou, na manhã desta terça-feira (08/03), o Centro de Formação Consuelo Nasser, na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM). O espaço é o primeiro no município destinado exclusivamente à capacitação de mulheres, e fica no terceiro andar da sede da pasta.
Rogério Cruz destacou, em coletiva de imprensa, a história da mulher que dá nome ao centro de formação. Consuelo Nasser foi jornalista, fundadora do Centro de Valorização da Mulher (Cevam), que mobilizou a sociedade na década de 1980 para a criação de uma entidade que questionasse a normalização da violência contra a mulher.
Na solenidade, que contou com a presença do presidente do jornal Diário da Manhã, Júlio Nasser, filho da homenageada, Rogério Cruz destacou que "a luta travada por Consuelo continua, e o poder público caminha, lado a lado, pela formação de políticas públicas e defesa dos direitos da mulher, uma vez que os números da violência ainda são alarmantes".
O prefeito destacou, também, a ampliação dos cursos oferecidos pela SMPM, graças à entrega do centro de formação. "A secretaria já oferecia cursos de capacitação em diversas áreas, ações formativas que serão ampliadas com este espaço. Vale lembrar que a formação é o primeiro passo para tirar a mulher do ciclo de violência, ao garantir sua independência financeira", disse.
O prefeito frisou que "esta secretaria é um canal importante de defesa e, também, denúncia e acolhimento; portanto, está sempre de portas abertas".
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, reforçou as formações já oferecidas pela pasta e que, a partir de agora, "serão abrigadas em espaço de maior conforto e qualidade, mais apropriado às parcerias firmadas pela prefeitura".
O espaço de 300 metros quadrados, no terceiro piso da SMPM, conta com sala de informática e TVs de projeção para aulas presenciais ou em forma EAD.
O Centro de Formação Consuelo Nasser foi totalmente construído nesta gestão, graças a emendas parlamentares destinadas a esse fim. O investimento realizado foi de aproximadamente R$ 200 mil, além dos investimentos em cursos, que superam meio milhão de reais para o ano de 2022.
O centro funcionará das 8h às 17h, com cursos contratados junto ao Senai/Senac, em cronogramas divulgados conforme a oferta das formações.
Além do prefeito Rogério Cruz, estiveram presentes na inauguração a primeira-dama, Thelma Cruz, e secretários municipais Tatiana Lemos (Políticas para as Mulheres), Valdery José da Silva Júnior (Agetul), Durval Pedroso (Saúde), Jordana Araújo (executiva dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas) e Gustavo Cruvinel (Controladoria Geral do Município).
Fonte: Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia