O Dia Mundial da Água foi emblemático na cidade. A Prefeitura de Senador Canedo por meio da Agência de Saneamento (SANESC), inaugurou a Ampliação da Captação do Bonsucesso e também entregou a Conclusão do Projeto Emergencial, que teve desde o início a mediação do Ministério Público e que contou com várias autoridades, como o Senador Federal da República, Vanderlan Cardoso.
Com a conclusão do Projeto Emergencial, Senador Canedo alcança um patamar nunca visto antes no seu sistema de abastecimento hídrico com inúmeras obras. Ao todo foram mais de 8 milhões de investimentos para o recondicionamento de todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada da Sanesc.
O Presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, relatou que, mesmo diante das dificuldades em que pegou a companhia, esse seria um dos calcanhares de aquiles da gestão. Nesse sentido, foi preciso que fosse elaborado um projeto de grande escala, no qual estivesse nele as várias áreas de saneamento.
"O Projeto Emergencial foi uma determinação do prefeito, Fernando Pellozo. Assim que assumimos a gestão da Sanesc, para resolver de uma vez por todas o problema de água de Senador Canedo. Todos os investimentos foram utilizados produtos com tecnologia de ponta. Fizemos a duplicação de mais de 5 mil metros de adutora, bem como realizamos o startup do Ribeirão Sozinha, o que proporcionou à população de água tratada, chegando a 2 mil e 300 metros cúbicos por hora. Outra obra de suma importância, foi a energização das subestações, antes os grupos geradores eram energizados com 80%, hoje, está em 100%. Além dessas, outras obras foram realizadas e já estão pleno funcionamento. E, por isso, estamos aqui hoje para comemorar essa conquista de muito trabalho." conclui.
As obras da ampliação da Captação do Bonsucesso foram realizadas dentro do Projeto Emergencial. Atualmente, no local são mais de 900 mil litros de água bruta captadas por hora, antes eram 300 mil litros. Foram implementadas novas bombas em todo o sistema, sendo 1 milhão em investimentos, já os 10.853,48m2 quadrados podem armazenar um total de 98.000 m3 de água bruta, o que gera tranquilidade para o abastecimento de água na cidade. A duplicação da Adutora do Bonsucesso para a ETa Lúcio Rosa, aumentará em quase três vezes a produção de água, saindo de 350m3/h para 900 m3/h.
Para o Engenheiro de Saneamento e Diretor Operacional, Arthur Moreira, que esteve presente em toda a execução e estruturação do projeto, isso se torna um marco no município. "Devido o aumento de reservação de água na represa aqui do Bonsucesso, no período da seca, quando abaixava o nível não se conseguia fazer a captação da água, agora que a profundidade é de 7 metros, isso não acontece mais. Aquele cenário dos caminhões pipas trafegando na cidade nesse período não farão mais parte da companhia.", ressalta.
O projeto emergencial teve a mediação em todas as etapas do Ministério Público. Segunda a promotora, Marta Loyola, quem sai ganhando com a ampliação. "O Ministério Público acompanhou de perto todo o processo de elaboração e execução do projeto, nós sentimos muito satisfeitos com todo o programa que se desenvolveu ao longo de cada entrega. O objetivo desse projeto trará muitos benefícios à população de Senador Canedo, que sempre sofreu com esse problema da falta d´água.", destacou.
Outra obra de suma importância dentro do Projeto Emergencial e que gerará uma economia anual de R$ 2.850.000, 00 em diesel é o projeto de energização em todas as Subestações de Tratamento de Água (Eta´s).
"Hoje é um dia histórico para Senador Canedo"
O anfitrião da solenidade, prefeito Fernando Pellozo, comemorou um dos maiores projetos até o momento de sua gestão. Primeiramente parabenizou a população canedense por escolhê-lo para representa-los pelos próximos anos, não só ele, mas também a todos os vereadores.
"A gente sente muita alegria de ser prefeito em uma cidade onde o povo acredita no seu trabalho honesto. Agora, as entregas começam a aparecer. Temos uma equipe que trabalha com dedicação e empenho para fornecer o melhor ao povo canedense." disse.
Sabendo das dificuldades do abastecimento de água, sobretudo em tempos de seca, uma das suas prioridades foi elaborar junto com o presidente da Sanesc um projeto macro que abordasse vários aspectos, contando sempre com a mediação do Ministério Público em toda a sua execução.
Para ele, a obra sana de vez os problemas dos moradores de Senador Canedo. "Na prática a entrega da ampliação da Captação do Bonsucesso é uma das maiores obras desta gestão. O problema crônico da falta d´água vai acabar de vez nesta gestão, então nós agradecemos demais a paciência da população, podemos afirmar que, tudo o que tinha que ser feito em se tratando de saneamento, já foi feito. Hoje, temos em Senador Canedo um sistema de saneamento totalmente novo, com água de qualidade, com segurança nos lares." comemorou Pellozo. Ele ainda ressaltou que obras desse porte irão garantir o insumo básico para a nossa sobrevivência.
Com Informações da Secretaria de Comunicação - Prefeitura de Senador Canedo