Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Encontro dos Muladeiros

"O maior encontro de muares da América Latina", diz Caiado no segundo dia de participação no 14º Encontro Nacional de Muladeiros, em Iporá

Evento vai até domingo (24/04) e deve atrair público de 150 mil pessoas. Moradores da cidade e visitantes celebram momento de reencontro após restrições sanitárias


O governador Ronaldo Caiado ao lado do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite e do presidente da Amog participando de programação do 14º Encontro Nacional de Muladeiros, em Iporá

Pelo segundo dia em Iporá, no Oeste goiano, o governador Ronaldo Caiado participou nesta sexta-feira (22/04) da programação do 14º Encontro Nacional de Muladeiros, no Parque de Exposições Agropecuárias. Organizado pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) com apoio da prefeitura do município, o evento reúne produtores de todo o Brasil e até do exterior, com comitivas, atrações culturais e culinária sertaneja típica. Além disso, o encontro promove diversas provas com os muares, como as de marcha, morfologia, laço, apartação e rédea.


"O maior encontro de muares da América Latina, não tem nada igual Iporá", destacou Caiado. Para ele, a cidade concentra um sentimento nacional de paixão por estes animais e pela história e tradições. "Goiás chegou à atual condição no lombo do burro, com as picadas, mulas e burros saindo de São Paulo até aqui", disse o governador. Ele relembrou que, à época de seu avô, senador da República, era preciso ir de burro da cidade de Goiás até Araguari (MG), e dali pegar o trem para o Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil.


Na quinta-feira, o tradicional desfile com os animais pela cidade reuniu cerca de 35 mil pessoas. Para o professor de geografia e muladeiro de Iporá, Corival Vieira, a quantidade foi uma surpresa e expressou o impacto social da pandemia da Covid-19 e a necessidade do reencontro.


"Hoje Iporá está no mapa com o maior encontro de muladeiros do Brasil, o que para nós é um orgulho muito grande", disse. Ele conta que o evento fomenta a economia local e a parte social, com cerca de 500 pessoas trabalhando.


Acompanhado do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, Caiado visitou diversos estandes de expositores, entre eles, o da Comitiva Recanto do Muladeiro, de Nova Friburgo (RJ). "Foi emocionante! Somos da região serrana do Rio e lá não temos esse carinho que o Caiado e o prefeito tiveram com a gente", disse a pedagoga Shirley Ouverney, uma das líderes da comitiva. Empolgada, ela conta que já esteve em quatro encontros e garante que volta nos próximos.

Para Caiado, além de celebrar a cultura e história de Goiás, o evento é ideal para conhecer a morfologia das mulas e burros. "Aqui você aprende cada vez mais vendo como os muares estão evoluindo no nosso Estado e no Brasil todo", disse o governador. O encontro foi iniciado na terça-feira (19/04) e segue até o domingo (24/04), com expectativa de receber um público total de 150 mil pessoas nos seis dias. A 15ª edição do evento vai de 24 a 29 de janeiro de 2023.



Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!