Camara Municipal de Cumari Institucional
Sistema FAEG-Ao seu lado sempre que precisar
Campanha Sorriso Saude Topo FMS Anhanguera
Demae Caldas Novas Junho 2022 970 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Topo

Goiânia: 5° Mutirão Governo de Goiás realiza mais de 130 mil atendimentos e bate recorde em número de serviços prestados à população

Estrutura montada no Conjunto Vera Cruz recebe demanda de 148 bairros da região Oeste da capital e de Trindade, e supera marca obtida em evento anterior. Próximas edições serão realizadas em municípios do Entorno do Distrito Federal

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Cristiano Borges em 15/05/2022 às 22:40:32
5° Mutirão Governo de Goiás, que ocorreu na região Oeste da capital, próximo à divisa com Trindade, ultrapassou os 130 mil atendimentos realizados e estabeleceu um novo recorde entre os números já obt

5° Mutirão Governo de Goiás, que ocorreu na região Oeste da capital, próximo à divisa com Trindade, ultrapassou os 130 mil atendimentos realizados e estabeleceu um novo recorde entre os números já obt

O 5° Mutirão Governo de Goiás, que ocorreu neste fim de semana no Conjunto Vera Cruz, na região Oeste da capital, próximo à divisa com o município de Trindade, ultrapassou os 130 mil atendimentos realizados e estabeleceu um novo recorde entre os números já obtidos pela ação da gestão estadual, feita em parceria com a Prefeitura de Goiânia. A marca anterior, de 123 mil, havia sido contabilizada na 4ª edição, no começo do mês de abril, na região Leste da cidade. A informação é do coordenador-geral do evento, Paulo Ortegal, que acompanhou os dois dias de trabalho no espaço montado na Avenida Argentina Monteiro, ao lado do Colégio Estadual Solon Amaral.


"Nós temos a satisfação de estar a cada Mutirão quebrando recordes. Tínhamos uma expectativa de atendimentos de 130 mil e vamos ultrapassar essa quantidade. São 148 bairros na região Oeste e nós sentimos a presença maciça do povo. Isso significa dizer que o Governo de Goiás, com a participação da Prefeitura de Goiânia, está presente, sempre melhorando e aumentando a qualidade de serviço à população", definiu Ortegal, já no final dos trabalhos durante este domingo (15/05).


Ainda de acordo com o coordenador-geral do Mutirão Governo de Goiás, a integração entre todos os entes públicos é a principal necessidade para a organização e realização do evento. "O Mutirão é participação. Para nós, é necessária a presença da Prefeitura porque quem mais se beneficia com isso é a população. Aqui, nós temos 229 serviços, sendo 172 do Estado e o restante do município. Com isso, o Mutirão presta enormes serviços", explicou.


Representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, também compareceu aos dois dias de Mutirão e enalteceu o trabalho conjunto com Poder Executivo municipal. "É uma grande festa da cidadania, sempre mostrando a união e nossa preocupação com a população. O importante é atender as necessidades e dar dignidade às pessoas, com Estado e Prefeitura chegando bem perto, saindo dos gabinetes e estando no contato corpo a corpo com o povo", disse.


"Aqui, a resposta, ao ouvirmos questões e fazermos diagnósticos, é quase imediata. Estar ao lado para resolver problemas é tudo o que queremos fazer. Parabenizo o governador pois, com esta intenção de estarmos juntos, quem ganha é a população", falou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Serviços prestados

Naíde é mãe de duas crianças. O mais novo tem apenas um ano de vida. No estande da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), ela recebeu seu cartão do programa Mães de Goiás, política pública estatal que atende mães em situação de vulnerabilidade social com R$ 250. Hoje sem emprego, assim como seu companheiro, ela aproveitou o 5° Mutirão Governo de Goiás para conseguir também fraldas e outros benefícios fornecidos pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). "Somos muito gratos por terem chegado na região Oeste. Às vezes, acontece longe e não temos como deslocar, mas, hoje, está do nosso lado. Veio numa boa hora. Muita gratidão", expressou ela.

O casal Ana Lúcia e Pedro se conhece há 40 anos, mas só engatou um relacionamento amoroso há sete. Durante o Mutirão, eles também aproveitaram o espaço da Seds para fazer o cadastro no casamento comunitário, marcado para o próximo dia 3 de setembro. "Bodas de paciência, pois ela está me enrolando há sete anos", brincou ele. "Ele que me enrola", devolveu ela, também em tom descontraído. "Com certeza, vai ajudar muito. Com o dinheiro que vamos economizar, já dá para fazer uma festinha e chamar os amigos", completou Ana Lúcia.

No espaço do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), mais de 750 pessoas deram entrada na confecção de carteiras de identidade durante todo o fim de semana. Já na área da Secretaria de Estado da Retomada, cerca de 260 pessoas que fizeram cursos do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) receberam incentivo de até R$ 5 mil para empreenderem. "Aqui, se vê um trabalho de empreendedorismo, de geração de emprego e renda, de desenvolvimento regional e de apoio às micro e pequenas empresas. Numa só ação, o nosso governo consegue movimentar toda a cadeia produtiva goiana", analisou o titular da pasta, César Moura, projetando 2022 como "o ano da qualificação profissional".


Para cursos ligados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), 520 pessoas se cadastraram. Entre os mais procurados, ficaram Marketing Digital e Excel Básico. Ainda 24 pessoas se inscreveram para aulas de robótica do Laboratório Include, parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Campus Party, que leva conhecimento em tecnologia para regiões em desenvolvimento no território goiano. Todas elas serão atendidas na Escola Estadual 16 de Julho, em Trindade.

Saúde


Outro espaço com demanda observada e atendida no 5° Mutirão Governo de Goiás foi a área da saúde. "A gente aproveita toda esta mobilização aqui para levar atendimento às pessoas. Muitos cidadãos já saem com encaminhamento para cirurgias. Além disso, trazemos a extensão das Policlínicas, com carretas de prevenção da saúde da mulher. Saúde é uma decisão política e, isso, desde o primeiro dia, o governador tem demonstrado", enfatizou o secretário de Estado de Saúde, Sandro Rodrigues, destacando as mais de mil consultas oftalmológicas realizadas a cada evento.

Próximas edições

Ainda em maio, o Mutirão Governo de Goiás pega a estrada e parte para o Entorno do Distrito Federal (DF). Nos dias 28 e 29 de maio, está prevista a 6ª edição em Luziânia, próximo ao distrito do Jardim do Ingá. No fim de semana seguinte, dos dias 4 e 5 de junho, a estrutura estará em Valparaíso de Goiás, na região do Jardim Céu Azul, para o 7º evento.

"No município de Luziânia, o governador já esteve com o prefeito, nós acompanhamos e a parceria vai continuar, como aqui em Goiânia, entre Estado e Prefeitura. Será uma coisa inédita no Jardim do Ingá, onde tem mais de 130 mil pessoas. Esse é o papel do governador: fazer com que as prefeituras se unam com o Estado em prol da grandeza do povo de Goiás", pontuou o coordenador de Infraestrutura do Mutirão Governo de Goiás, Aristóteles de Paula, o Toti, que elogiou a 5ª edição do evento. "A população realmente participou e todo mundo saiu com algo de bom."

Paulo Ortegal elucidou ainda que, após a passagem pelo Entorno do DF, o Mutirão Governo de Goiás deve retornar para a capital. "Voltaremos para completar toda a sequência. Recebemos a determinação do governador Ronaldo Caiado de que todas as regiões de Goiânia sejam contempladas", salientou o coordenador-geral.


Acompanharam os dois dias do Mutirão Governo de Goiás no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia, autoridades políticas do Estado e do município; lideranças regionais; lideranças classistas; integrantes das forças de segurança; artistas; colaboradores e colaboradoras do governo estadual e do Executivo municipal, além da população em geral.





Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Campanha Dengue Julho 2022 Saude Davinopolis

Comentários

Convite Camara de Goiania Junho 2022