Na noite desta última quinta-feira, 25/5, no Saguão e Auditório do Palácio Administrativo João Rincon, em Pires do Rio, aconteceu a instalação da ARCUH - Academia de Artes Cultura e História de Pires do Rio, fundada em 15 de dezembro de 2021.
Primeiramente no Saguão do Palácio Administrativo Coronel João Rincon, os convidados e presentes assistiram apresentação da Banda Corumbá de Pires do Rio, a abertura da 1ª Exposição Individual em Óleo Sobre Tela com obras da Artista Plástica Fernanda Luzia Rodrigues da Costa Pires, e Exposição do Acervo documentos, registros e fotos - que marca os 100 anos de História da Cidade de Pires do Rio.
A cerimônia foi apresentada pelo advogado e cerimonialista Dr. Washington Luiz que fez composição da mesa com os membros fundadores da ARCUH: Ubiratan Paulo Galli Vieira - Membro Fundador - Historiador e Professor que será Titular da cadeira de n° 1, que tem como Patronesse Dra. Elisa Galli Vieira; Enival Mamede Leão - Membro Fundador - Professor Acadêmico Universitário e Historiador - que será Titular da cadeira de n° 02, que tem como Patrono Dr. Taciano Gomes de Melo; Maria Aparecida Marasco Tomazini - Membro Fundadora - Gestora Cultural, Benfeitora Cultural e atual Gestora da cidade - será Titular da cadeira de n° 3, que tem como Patrono Coronel Lino Teixeira de Sampaio; Paulo César Sampaio de Oliveira - Membro Fundador História, Cultura e Artes - será Titular da cadeira de n° 4 - que tem como Patrono Professor Jacy Siqueira; Célia Carvalho Tomazini - Membro Fundador - Cultura e Artes que será Titular da cadeira de n° 5 - que tem como Patronesse a Professora Ercy Rocha Saud; Maria Margarida Moreira Jorge de Carvalho - Membro Fundadora - Escritora e Cultura - que será Titular da cadeira de n° 6 - que tem como Patrono Dr. Pedro Ferreira de Azevedo; Aparecida Teixeira de Fátima Paraguassu - Membro Fundadora - Escritora, Historiadora e Gestora Cultural - que será Titular da cadeira de n° 7 - que tem como Patrono Dr. Edson Monteiro de Godoy; Maurício Estevão Teixeira da Silva - Membro Fundador - Economista, Professor de Economia e Mestre em Ciência de Educação - que será Titular da cadeira de n° 8 - que tem como Patronesse Professora Myrian Luzia Raimunda Soares de Paiva; Divina Neusa de Queiroz - Membro Fundadora - Jornalista e Cronista - que será Titular da cadeira de n° 9 - que tem como Patrono Professor Natal Gonçalves de Araújo e Telma Rincon Cardoso - Membro Fundadora - que será Titular da cadeira de n° 10 - que tem como Patrono Padre Ângelo García Cordovilla. Fundada e constituída por iniciativa do Historiador e Professor Ubiratan Paulo Galli Vieira e do Historiador Paulo César Sampaio de Oliveira, que também foram responsáveis pela formulação do Estatuto Social da instituição.
Abrindo a solene foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Cidade de Pires do Rio pelo advogado Dr. Thiago de Souza Moreira.
Escolhido pelos membros fundadores da ARCUH para falar em nome da instituição, o Economista, Professor de Economia e Mestre em Ciência de Educação Maurício Estevão Teixeira da Silva ressalvou em sua fala que a Academia de Artes, Cultura e História de Pires do Rio atuará como fonte, conservando a memória da localidade e da região e que terá como função criar o Arquivo Histórico do Município que abrangerá o resgate artístico, cultural, histórico e patrimonial da cidade e região.
Maurício salientou ainda dos três pilares primordiais que tem o poder de interferir e moldar uma sociedade; são pilares como: Artes, Cultura e História, pilares esses que não definem caráter de uma sociedade mas contribuí para semente de uma sociedade, que quando bem plantada têm - se bons resultados. Ressalvou ainda que a ARCUH está composta inicialmente com dez membros dentre esses: gestores, professores, escritores, jornalistas, economista e historiadores, os quais são pessoas preocupadas com o futuro cultural da sociedade de Pires do Rio e região, que contrubuiem também como sementes de uma sociedade.
A prefeita de Pires do Rio, Maria Aparecida Marasco Tomazini - Membro Fundadora da ARCUH - Gestora Cultural e Benfeitora Cultural, disse que a arte e a cultura são duas coisas muito importantes no desenvolvimento intelectual e cognitivo de uma pessoa. Sabemos da importância da arte como ferramenta humana para expressão de sentimentos e sensações, e percebemos a manifestação artística, acontecendo de diversas maneiras nas diversas culturas que existem. A arte possui fundamental importância na formação cultural e social, visto que envolve seus elementos e suas sensibilidades. Salientou os valores culturais, históricos e turísticos da cidade, como o Museu Ferroviário, a Ponte Epitácio Pessoa e a Cachoeira Maratá, bem como os marcos que estão sendo registrados dentro do seu primeiro Centenário da Cidade. Disse do orgulho de ser uma das fundadoras e ocupar a cadeira de n° 3 da Academia de Artes Cultura e História de Pires do Rio, que tem como Patrono Coronel Lino Teixeira de Sampaio.
Cida Tomazini solicitou aos confrades e confreiras, que o próximo membro da cadeira a ser indicado o 11° como Patronesse seja da poetisa goiana Cora Coralina. Finalizando suas considerações, a gestora piresina desejou força, coragem e vontade, a fim que de quem de não deixe esse sonho espairecer, que a resistência desta entidade.
O professor e historiador, Enival Mamede Leão, agradeceu a confiança por assumir a presidência da ARCUH, e de ser o primeiro presidente desta instituição. "Primeiramente agradeceu a cidade que lhe abraçou ao deixar exercer nesses mais de 20 anos em prol da educação, seja no Colégio Sagrado Coração de Jesus e na Universidade Estadual de Goiás (UEG), como professor universitário e diretor por 8 anos, a qual continuamos contribuindo com nossos conhecimentos até hoje. "A Educação muda a vida de um povo, mudou a minha vida, muda a de muito de nossos alunos, e continuará a permeia as nossas vidas e melhora-la."
Professor Mamede, observou que todos estam tomamos posse oficialmente da ARCUH, dias atrás essa era apenas uma idéia, em meio a tantas dúvidas e desejos. Hoje se torna realidade, e claramente percebo que estávamos certo, quando dialogavam neste sentido com todos os dez membros fundadores. Obrigado por estarem juntos comigo iniciando essa caminhada, lembro que ninguém faz uma grande caminhada sem dá o primeiro passo e o caminho se faz caminhando já nós ensinava o poeta Antônio Machado. E nesse sentido, demos esse passo ao fundar a ARCUH, agora temos que fazer lá ter vida ativa, e seja uma guardiã da nossa cultura. Dessa forma, nesse centenário estaremos referenciando a história de Pires do Rio.