Através do CISAB – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico – firmado entre os municípios de Ouvidor e Três Ranchos, será possível captar recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente para a instalação do novo Aterro Sanitário que atenderá os dois municípios.
O novo marco legal do saneamento básico, atualizado pela lei nº 14.026/2020, possibilita agora a captação de recursos em parcerias público-privadas para a manutenção do aterro que é extremamente oneroso aos municípios, motivo pelo qual foi organizada a primeira reunião com a CMOC.
Na reunião, participaram os prefeitos: Cebinha Machado Nascimento (Ouvidor) e Dr. Hugo Deleon de Carvalho Costa (Três Ranchos), secretários, autoridades do setor e representantes da mineradora CMOC, onde foi apresentada a proposta técnica para viabilizar, em um prazo médio de 10 anos, a parceria sustentável em benefício da proteção do nosso cerrado e que garanta retorno socioambiental a toda nossa comunidade. A CMOC aguarda agora o envio de um projeto formal do CISAB com a proposta específica para a promoção da parceria.
O prefeito Cebinha Machado Nascimento elogiou a iniciativa e os esforços realizados por toda a equipe envolvida no projeto. Agradeceu a presença dos representantes da CMOC e insistiu para que, além do Aterro Sanitário, hajam mais parcerias como essa que possam promover, de maneira sólida e sustentável, a proteção do nosso meio ambiente e o desenvolvimento econômico da nossa região.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Prefeitura de Ouvidor