Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Governo de Goiás firma parcerias para feira de agricultura familiar e Cavalhadas na cidade de Goiás

Cavalhadas voltam a ser realizadas nos dias 11 e 12 de outubro após hiato de sete décadas. Estado anuncia cessão de estrutura de Cotec para pequenos produtores rurais

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Lucas Machado em 27/07/2022 às 01:00:18
Ao lado do prefeito Anderson Gouvea, Caiado confirma realização das Cavalhadas nos dias 11 e 12 de outubro deste ano na cidade de Goiás

Ao lado do prefeito Anderson Gouvea, Caiado confirma realização das Cavalhadas nos dias 11 e 12 de outubro deste ano na cidade de Goiás

Durante o encerramento da programação em comemoração aos 295 anos da cidade de Goiás, primeira capital do Estado, o Governo de Goiás autorizou a cessão da estrutura do Colégio Tecnológico (Cotec) Goiandira Ayres Couto para a realização da feira de agricultura familiar do município. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado após reunião com o prefeito Aderson Gouvea na manhã desta terça-feira (26/07). Os gestores também confirmaram o retorno das Cavalhadas, colocando fim a um período de 70 anos sem celebrações.


A ação em prol dos agricultores familiares faz parte de uma estratégia da Secretaria da Retomada para fomentar o setor. Além de sediar a feira, a unidade do Cotec vai oferecer cursos gratuitos aos feirantes nas áreas de atendimento ao público, negócios e empreendedorismo. Quem concluir a qualificação e se enquadrar nos requisitos do CadÚnico poderá ainda receber auxílio de até R$ 5 mil via Crédito Social. A expectativa é que o projeto tenha início dentro de oito meses, após reforma na estrutura do prédio.

Governador Ronaldo Caiado e primeira-dama Gracinha Caiado participam de missa em Louvor à Nossa Senhora de Sant"Ana: "É a nossa cidade mãe", afirma governador

O governador explicou que o apoio é necessário para que os agricultores possam vender seus produtos e gerar renda: "Diante da demanda, decidimos que a área do Cotec será cedida para que possam fazer a feira. O objetivo é que os feirantes possam ter mais liberdade, autonomia e renda". "Estamos aqui para trabalhar numa vertente só", frisou Caiado, que cumpre agenda no município desde domingo (24/07), em razão da transferência simbólica dos Poderes constituídos para a cidade de Goiás.


O esforço da administração estadual também envolve a retomada das Cavalhadas no município. O evento está marcado para os dias 11 e 12 de outubro e encerra o Circuito das Cavalhadas 2022. "Nós estamos recuperando algo que não acontecia há 72 anos na cidade de Goiás. Firmamos um convênio para resgatar isso", afirmou Caiado.

Para o prefeito, o impacto será positivo na economia e no turismo locais: "É uma oportunidade de mais pessoas virem para cá, conhecer a cidade e movimentar a nossa economia", avaliou Aderson Gouvea.

Comemoração


O governador finalizou os compromissos oficiais na cidade de Goiás com a participação na missa em louvor à Padroeira do Estado de Goiás, Nossa Senhora de Sant"Ana. "É a nossa cidade mãe. Devemos muito àquilo que foi construído na nossa querida Vila Boa, hoje cidade de Goiás", frisou. Caiado participou da celebração religiosa ao lado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado. A missa foi celebrada pelo padre Augusto Cezar Silva Pereira.

Participaram ainda do último dia de programação do aniversário da cidade os secretários de Estado Joel Sant'Anna Braga Filho (Indústria, Serviços e Comércio), César Moura (Retomada), Wellington Matos (Desenvolvimento Social); o deputado estadual Lucas Vergílio; a ex-prefeita de Goiás, Selma Bastos; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; e a primeira-dama Thelma Cruz.



Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários