Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Gracinha Caiado ministra palestra sobre ações sociais de Goiás durante simpósio com lideranças femininas em Brasília

Condução dos trabalhos voltados para famílias vulneráveis do Estado foi um dos temas do evento, realizado no Congresso Nacional

Por Redação, Carlos Duarte e Imagens: Hegon Corrêa em 11/08/2022 às 05:48:46
Gracinha Caiado fala sobre políticas sociais de Goiás durante evento em Brasília

Gracinha Caiado fala sobre políticas sociais de Goiás durante evento em Brasília

As ações sociais desenvolvidas em Goiás foram temas do 3° Simpósio Mulheres que Transformam – Liderança de Atitude, realizado nesta quarta-feira (10/08) no auditório do Interlegis, anexo ao Senado Federal, no Congresso Nacional, em Brasília. À frente das iniciativas, a primeira-dama Gracinha Caiado falou sobre o trabalho em regime de parcerias voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade. "Conseguimos criar ações de governo para atender os goianos que mais precisam da mão estendida do Estado, fazendo a diferença na vida das famílias", pontuou a palestrante.


"Quem vive em vulnerabilidade não pode esperar. Pessoas carentes têm pressa de solução: remédio para a criança, alimento na mesa. Por isso, criamos o Gabinete de Políticas Sociais (GPS)", lembrou Gracinha, que é responsável por coordenar a iniciativa lançada em 2019. Por meio dela, o Estado cria ou monitora programas que atendem milhares de cidadãos nas suas mais diversas necessidades. Como exemplos, a primeira-dama citou o Mães de Goiás, Crédito Social, Programa Universitário do Bem (ProBem) e Aprendiz de Futuro.

Gracinha explicou que o direcionamento das ações foi balizado pelo Índice Multidimensional da Carência das Famílias (IMCF), um levantamento inédito que mapeou os municípios com maior nível de desproteção social. Tal ferramenta auxiliou especialmente o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando essas distorções ficaram mais evidentes. "Fomos aos locais mais longínquos do Estado. Levantamos todas as comunidades quilombolas (87), os assentamentos rurais (420), e levamos de porta em porta esse alimento. Tudo em total parceria com os municípios", comentou.


O trabalho social em Goiás possui a participação de muitas outras mulheres. "Toda segunda e quarta-feira falo com as primeiras-damas e gestoras sociais dos 246 municípios goianos. Não adianta pensar só em país ou Estado, se as pessoas moram nos municípios. Esse trabalho é feito com responsabilidade, atendendo critérios técnicos, e não políticos", disse a primeira-dama. "Nosso maior sonho é que todo goiano tenha oportunidade de educação, trabalho e geração de renda. Só assim nós podemos ter um Goiás melhor."


Mediadora do evento, a advogada Antônia Chaveiro comentou que sua dissertação de mestrado foi desenvolvida na região de Cavalcante – uma das mais carentes do Estado –, e que acompanha o trabalho desenvolvido ali pelo Estado. "Tenho visto uma mulher que transforma, que se sensibilizou por uma necessidade real de toda nossa população, priorizando as necessidades do nosso povo", disse à primeira-dama.

A 3ª edição do simpósio, organizada pelo senador Luiz do Carmo, visa enaltecer o empoderamento feminino. Além de Gracinha Caiado, várias palestrantes apresentaram ações relacionadas às suas áreas de atuação. São iniciativas que fazem a diferença na sociedade ou que impactam positivamente na vida de outras mulheres. Independência financeira, mulheres na política e cargos de liderança e gestão do tempo foram alguns dos temas.

A administradora Mariana do Carmo, filha de Luiz do Carmo, representou o senador no evento e disse apostar na soma de forças como um importante agente de transformação. "Não se compare, se inspire em outras mulheres e viva a sua melhor versão", recomendou ao público feminino que participou do evento. O simpósio voltou a ser realizado após dois anos suspenso devido à pandemia da Covid-19.

As demais palestrantes foram: a presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras, Lilian Mageski; a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Larissa Junqueira Bareato; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, Fabíola Ariadne; a vereadora Léia Klébia; a juíza Christiana Nasser Saad; a secretária-geral adjunta da OAB-GO, Fernanda Terra; a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka; a médica especializada em endometriose, Mariana Souza Monteiro; e a ativista e militante Lucia Bessa.



Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários