As obras de restauração da GO-330, em Anápolis, entraram na fase final neste mês de agosto. O Governo de Goiás executa, desde o final do ano passado, intervenções estruturais no trecho que vai do entroncamento com a BR-060 até a confluência com a GO-010, incluindo o principal eixo de circulação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). São 34,2 quilômetros de extensão que recebem investimentos estaduais de mais de R$ 24,5 milhões.
Conduzidas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), as obras da GO-330 são estratégicas para a cidade de Anápolis, que é sede de um dos maiores distritos agroindustriais da região Centro-Oeste. "Toda essa extensão está entre as mais demandadas no Estado por receber grande volume de veículos de cargas para o escoamento da produção do polo farmacêutico e das indústrias locais", aponta o presidente da agência, Pedro Sales.
Inclusive, ao longo do trecho de 5,7 quilômetros de pista dupla da GO-330, no eixo principal do Daia, a Goinfra promove a restauração do pavimento das sete rotatórias. Todo o trabalho reforçou a base para receber a espessa capa asfáltica formada por uma camada de Tratamento Superficial Duplo (TSD) e duas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).
O administrador do Daia, Marlon Caiado, destaca que a restauração da GO-330 vai beneficiar diretamente os quase 30 mil trabalhadores e empresários da região ao longo dos próximos anos. "Vendo como os serviços são executados, percebemos que é rodovia para durar mais de 20 anos, sem mexer na base da obra", avalia.
Mais obras
Também na cidade, está em andamento a construção do canal de drenagem no Aeroporto de Cargas. A obra possui extensão de 3,73 quilômetros e investimento de R$ 9,7 milhões de recursos estaduais. Já a conclusão da duplicação do Anel Viário do Daia, em um percurso de 7,98 quilômetros está em fase de licitação. O trecho liga a GO-330 a BR-060, e inclui a implantação de sistema de drenagem.
Estado
Obras de pavimentação em andamento em Goiás:
- GO-336 (Crixás a Nova Crixás);
- GO-454 (do entroncamento com a GO-164 até a GO-173, Estrada do Cocalinho);
- GO-110 (Iaciara a Estiva), da GO-451 (Campo Limpo até a GO-433);
- GO-180 (entre os trevos da BR-364 e a GO-467, na região de Jataí);
- GO-439 (Pilar a Guarinos), da GO-447 (Divinópolis de Goiás à GO-118);
- GO-239 (do entroncamento com a GO-164 à divisa de GO/MT - Bandeirantes);
- GO-347 (Nova Iguaçu a Santa Terezinha);
- GO-309 (Itumbiara a Cachoeira Dourada);
- GO-132 (Colinas do Sul a Niquelândia);
- GO-306 e GO 341 (na região de Mineiros).
Obras de restauração:
- perímetro urbano da GO-206 (Itumbiara),
- vias internas do Distrito Mineroindustrial de Catalão (Dimic);
Obra de duplicação:
- GO-330, no perímetro urbano de Catalão.
Fonte: Com Informações da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes - Governo de Goiás