O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), candidato à reeleição, conclamou os aliados a trabalharem pela eleição de um senador afinado com o projeto político-administrativo que lidera Goiás há 3 anos e 8 meses. A iniciativa ocorreu durante o lançamento do comitê de do ex-ministro Alexandre Baldy (PP), um dos três candidatos ao Senado pela base governista.
"Não posso ter um senador contrário ao governo, que vai atrapalhar nos próximos anos", afirmou o governador Ronaldo Caiado. O evento realizado na noite de quarta-feira (31/08) reuniu 62 prefeitos que declararam apoio ao candidato do Progressistas. Além de Baldy, o deputado federal Delegado Waldir Soares (UB) e o ex-deputado Vilmar Rocha (PSD) também concorrem ao Senado na base governista.
O prefeito de Catalão, Adib Elias (sem partido), reforçou o discurso de que Goiás não pode retroceder, elegendo adversários. "Não adianta colocar gente que vá trabalhar contra o Estado, que é contrário ao desenvolvimento do Estado", pontuou. "Não podemos deixar que essas coisas do passado voltem para atrapalhar o Estado", completou o prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor (UB). "Temos os melhores nomes para representar Goiás no Senado Federal".
"O papel do senador é trabalhar pelos goianos, tenho convicção de que ao seu lado, eleito senador dos goianos, não haverá chantagem para fazer ao governo, não haverá oposição no Senado Federal", comprometeu-se Alexandre Baldy. O ex-ministro enfatizou o compromisso com Goiás se conquistar o mandato. "Estarei ao seu lado Caiado, para trabalhar pelos 7 milhões e 300 mil goianos", anunciou.
Caiado destacou a importância da presença de Baldy na chapa majoritária e defendeu que é preciso ter alguém com experiência em Brasília. "Eu vi Alexandre Baldy lá dentro do parlamento como deputado federal, depois como ministro de Estado", comentou. "O senador é o que representa o Estado, vocês não podem imaginar o quanto dificulta o governo ter um senador contra", defendeu novamente.
Apoios
Um dos principais apoiadores de Baldy, o prefeito de Anápolis Roberto Naves (PP) lançou um desafio aos presentes: "traz aqui o candidato ao Senado que mais trouxe recursos para Goiás que o Baldy, que eu mudo de lado", disse confiante. "Baldy fez muito por Goiás, por Mineiros e Sudoeste goiano. Tenho certeza que Goiás terá um senador à altura desse Estado", confirmou o prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende (MDB).
O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox (UB), disse ter confiança que alguém da base aliada será eleito para o Senado. Ele destacou também o empenho dos prefeitos para reeleição de Caiado. "Todo mundo imbuído para ser eleito no primeiro turno". A candidatura à reeleição de Ronaldo Caiado tem apoio de 236 dos 246 prefeitos goianos.
O deputado federal José Nelto (PP), candidato à reeleição, também declarou apoio ao ex-ministro. "Goiás precisa de um senador preparado, competente, municipalista. Não podemos cometer o erro de eleger um fora da curva, temos de eleger um senador alinhado com o Caiado", respaldou.