Com abertura marcada pela Tradicional Alvorada, que aconteceu à meia noite do último dia 30 de setembro, os 26 grupos das congadas de Catalão iniciaram a celebração da 146ª edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário.
A festa, que é tradição no mês de outubro em Catalão, também contou com a tradicional programação religiosa.
Além de ser parte do Calendário Cultural do Estado, este ano a irmandade recebeu apoio financeiro do Governo de Goiás e empresas parceiras.
Cerca de R$ 250 mil foram destinados à Irmandade por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura. A Mitsubishi Motors, Novo Mundo.com e Enel Distribuição Goiás também apoiaram.
A Festa
Todos os dias, quem passou pelas imediações da Igreja do Rosário participou de missas, terços, novenas, alvoradas, cortejos e procissões que integram o roteiro de comemorações aos 146 anos da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário de Catalão.
"Para nós, goianos, é um privilégio vivenciarmos essas manifestações tão singulares e representativas que enaltecem e fortalecem as tradições dos nossos municípios", comentou o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro.
Celebrada desde 1876 em Goiás, a festa reúne aspectos religiosos do cristianismo católico e das religiões de matriz africana, resultando numa tradição plural comum do sincretismo religioso brasileiro.
O folclore e a religiosidade presentes na encenação, além das raízes do Congo, remetem também à cultura de Angola, Moçambique e outras regiões do continente africano.
Entrega da Coroa
Nos dias 9, domingo, e nesta segunda, 10, os 26 ternos se juntam em cortejos pela cidade com canções de celebração a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Os dançadores saem da Igreja Matriz São Francisco até a Praça do Rosário para a tradicional entrega da coroa e marcando o encerramento de mais uma edição da festa.
Para o casal de festeiros da 147ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário em 2023, Thadeu Aguiar e Hannayama Nogueira Aguiar, afirmaram que o objetivo principal, será a realização de uma festa transparente e sustentável, e que juntos com a comunidade catalana, com clubes de serviços: Rotary, Maçonarias, Lions e demais instituições, desenvolverão um projeto pensando em Catalão e região, no resgate e permanência definitiva da Festa do Rosário com a inclusão dela no calendário nacional de evento cultural no Brasil e no mundo, tudo isso, por meio do reconhecimento do evento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Com Imagens e Acervo Fotográfico Exclusivo do Fotógrafo: Lucas Machado - @iamLucasMachado